Audi anuncia saída do DTM

Audi DTM View Gallery 2 photos

O departamento de competição do construtor alemão explica que a decisão foi tomada por questões financeiras.

A indústria automóvel tem vindo a sofrer uma mudança de paradigma nos últimos anos devido à adoção de medidas que promovem a redução das emissões. Como tal, os construtores têm apostado no desenvolvimento de veículos elétricos e, consequentemente, em competições que impulsionem esse tipo de motricidade. Agora é a vez da Audi a anunciar a retirada do emblemático campeonato de turismo alemão, o DTM, para se focar essencialmente num campeonato de carros elétricos, a Fórmula E.

Os responsáveis pelo departamento desportivo da marca com sede em Ingolstadt justificam a decisão com as dificuldades financeiras que estão a enfrentar devido à pandemia do Covid-19. Ainda assim, é sabido que alguns dos construtores pertencentes ao Grupo VW, como a Bentley ou a própria Volkswagen, têm anunciado nos últimos tempos a intenção de se dedicarem exclusivamente a competições com motricidade elétrica. Esta decisão deverá ter sido tomada tendo em conta os princípios internos da Audi e do próprio Grupo VW.

Desde o ressurgimento do DTM em 2000 a Audi participou em todas edições, conseguindo alcançar 9 vitórias no campeonato de pilotos e 7 vitórias no campeonato de construtores. Desta forma, o campeonato de turismo alemão fica em risco de não se realizar uma vez que apenas permanece uma equipa, a BMW. O presidente do organismo responsável pela organização da competição e antigo piloto Fórmula 1, Gerhard Berger, já veio a público apelar ao “apoio dos restantes parceiros”, referindo que “o futuro do DTM dependerá disso”.

Deixe um comentário

*