Skoda prepara o seu modelo mais potente de sempre

Skoda Enyaq View Gallery 14 photos

Elétrico Enyaq iV representa o regresso da marca checa à tração traseira.

É preciso recuar até ao início da década de 1990, mais concretamente para os modelos 105, 120 e 125, para nos recordarmos dos últimos modelos de tração traseira da Skoda. Trinta anos depois isso está prestes a mudar com o lançamento do Enyaq iV. O modelo em questão é um SUV elétrico que se tornará no Skoda mais potente de sempre – na sua variante RS com 302 cv.

O novo Enyaq iV é o primeiro elétrico a ser desenvolvido de raiz da marca checa, tendo por base a plataforma MEB do grupo VW. Nas imagens teaser do novo SUV da Skoda – que será “irmão” do VW I.D 4, é possível ver um modelo com 4648 mm de comprimento, 1877 mm de largura, 1618 mm de altura e 2765 mm de distância entre eixos. A capacidade da bagageira é de 585 litros. A marca revelou que haverá três tipos de bateria à disposição. Na base da gama estará uma versão de tração traseira com motor de 147 cv e um pack de baterias com 55 kWh de capacidade a garantir autonomia até 340 km. O centro da gama contará com uma versão de tração traseira com motor de 177 cv e bateria de 62 kWh que anuncia autonomia até 390 km. A opção com maior autonomia terá baterias de 82 kWh e capacidade para cumprir cerca de 500 km entre cargas, debitando 201 cv através de um motor traseiro. A Skoda disponibiliza ainda duas versões de tração integral para o topo da gama, com dois motores elétricos. A primeira garante 262 cv e a versão RS a subir para os 302 cv – ambas com 460 km de autonomia anunciada. A opção mais potente do Enyaq anuncia 0-100 km/h em 6,2 segundos e uma velocidade máxima para 180 km/h.

Será possível carregar as baterias numa tomada AC de 2,3 kW ou através de uma wallbox de 11 kW, que permitirá carregamentos entre 6 e 8 horas. Além disso, o Enyaq está habilitado a carregar entre 10 e 80% da bateria em 40 minutos numa tomada rápida de 125 kW. Ainda não foram mostradas imagens do interior, mas sabe-se que o novo SUV contará com um novo ecrã central tátil “flutuante” de 13” e, em opção, com um head-up display com realidade aumentada. Apesar da camuflagem é possível ver que o novo SUV do segmento D contará com faróis de formato afilado e nota-se a ausência da grelha.

O Enyaq será o primeiro modelo com base MEB a ser produzido fora da Alemanha, mais concretamente em Mladá Boleslav (República Checa). A sua apresentação está prevista ainda para este ano e estará à venda na primavera de 2021. No lançamento estará disponível uma edição limitada a 1895 unidades, em homenagem ao ano de fundação da Skoda, mais equipada e com apontamentos estéticos específicos.

Deixe um comentário

*