“Supercarro” Diesel da VW alcançou 362 km/h há 40 anos

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Focado na aerodinâmica, o protótipo ARVW atingiu essa marca história no circuito de Nardò.

Esta semana a Volkswagen decidiu voltar atrás no tempo e recordar o processo de desenvolvimento de um dos seus veículos experimentais, o ARVW (Aerodynamic Research Volkswagen). Desenvolvido no final dos anos 1970, este protótipo surgiu como resposta à crise que assolava os produtores de combustíveis na altura. Desta forma, a sua construção teve o propósito de demonstrar como a aerodinâmica poderia tornar os automóveis mais eficientes.

O construtor alemão pediu então ao departamento de aerodinâmica que produzisse um veículo o mais pequeno e esguio possível com lugar para um passageiro. Era o surgimento do ARVW, com apenas 84 cm de altura e 1,1 m de largura, que possuía um design focado na obtenção do melhor coeficiente de resistência aerodinâmica possível. O resultado foi espantoso, este Volkswagen apresentou um coeficiente de apenas 0,15 – algo impressionante mesmo tendo em conta os parâmetros atuais.

O modelo foi construído sobre uma estrutura de alumínio composta por painéis que utilizavam uma mistura entre fibra de vidro e carbono. A propulsionar o veículo estava um motor de seis cilindros em linha turbodiesel, montado atrás do condutor, com 2.4 litros de cilindrada e 179 cv de potência. A verdade é acabou por provar a sua eficiência ao alcançar 362 km/h quando a Volkswagen o decidiu testar em 1980 na pista de Nardo.

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