Elétrico Peugeot e-3008 chega em 2023

Peugeot 3008 Hybrid4

SUV estreará a segunda geração da arquitetura de modelos “zero emissões” da PSA, com novo motor elétrico e novas baterias.

No início deste ano a PSA lançou os seus primeiros híbridos plug-in e elétricos, mas segundo o responsável pelo programa de investigação e desenvolvimento de carros elétricos, o grupo francês prevê uma ofensiva de modelos “eletrificados” a arrancar já daqui a dois anos. O objetivo da PSA é ter pelo menos uma versão híbrida plug-in e/ou elétrica por cada gama até 2025. Ouvido pelo Foro Coches Electricos, Alain Raposo disse que a oferta “eletrificada” das marcas Peugeot, Citroën, DS e Opel dividir-se-á em dois grupos: os carros 100% elétricos para os segmentos B e C com base na plataforma CMP e os híbridos plug-in para os segmentos C e D com base na EMP2. O modelo que estreará a nova geração da estrutura e-EMP2 será o SUV e-3008 (na imagem, o novo 3008 Hybrid4), que contará com um novo motor elétrico desenvolvido em colaboração os japoneses da Nidec – que substituirá o motor atual que é feito pela Vitesco Technologies, que pertence à Continental.

Outra novidade a juntar à equação são as novas baterias fabricadas em França pela recém-criada empresa Automotive Cell Company – que resulta da junção da Saft (Total) e da própria PSA – que substituirão as atuais produzidas na China pela CATL. As novas células permitirão mais autonomia e taxas de carregamento mais elevadas. Posteriormente, está prevista a introdução de baterias de estado sólido.

A partir de 2022, a PSA vai apostar numa versão “mild hybrid” do motor de três cilindros a gasolina 1.2 Puretech. Atualmente, o grupo está a desenvolver dois sistemas: um feito com base num alternador/motor de arranque associado a uma caixa manual e outro com um motor elétrico entre 20 e 27 cv associado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.

Apesar de a terceira geração do Peugeot 308, prevista para 2022, ter em agenda a continuidade do 1.6 Puretech associado a uma caixa EAT8 para as versões híbridas plug-in, a PSA pretende integrar na nova arquitetura uma caixa e-DCT Punch Powertrain, que poderá incluir tanto os PHEV como o “mild hybrid” 1.2 Puretech. A estreia desta nova caixa está prevista para as próximas versões híbridas plug-in dos Peugeot 3008 e 5008. Nos planos dos franceses está ainda a médio prazo alguns modelos comerciais movidos a pilha de combustível.

Deixe uma resposta

*