Foram revelados os esboços originais do DeLorean sedan

DeLorean Sedan View Gallery 2 photos

O inovador modelo com o nome de código DMC-24 nunca chegou a ser produzido devido à falência do construtor.

O DMC DeLorean é um dos veículos que participaram em obras cinematográficas mais reconhecidos pelo público graças à saga “Regresso ao Futuro” (“Back to the Future”). Ainda assim, os amantes de automóveis sabem que a sua fama e aparência nunca corresponderam ao seu verdadeiro desempenho em estrada. Talvez por essa razão, o modelo nunca chegou a alcançar o sucesso comercial pretendido e o construtor entrou em falência.

Tudo isto não implica que os planos da marca norte-americana não fossem inovadores. Eis que agora, cerca de 40 anos após o lançamento do seu primeiro (e único) modelo, foram descobertos uns esboços conceptuais de um veículo que se apresenta como o DMC-24. Apesar de nunca ter sido produzido, a verdade é que chegou mesmo a existir um protótipo desenhado por Giorgetto Giugiaro em 1982. Segundo os esboços originais, a ideia era desenvolver um automóvel com a forma de um sedan que possuísse dois motores boxer de quatro cilindros colocados em cada extremidade. Segundo os designers, o DMC-24 deveria possuir duas filas de lugares opostas atrás do condutor e outras características inovadoras como bancos aquecidos, assentos traseiros ajustáveis eletronicamente, suspensão nivelada automaticamente, desativação de cilindros e até um sistema de abertura com cartão.

Estava planeado ser utilizado o motor V6 de origem Renault proveniente do DMC DeLorean original, que tinha 2.85 litros de cilindrada e debitava 132 cv de potência e 207 Nm de binário. Uma vez que a DeLorean Motor Company (DMC) foi à falência, o projeto nunca chegou a ser efetivamente concluído. Porém, o crescente interesse em renascer antigos construtores poderá significar que o DMC-24 ainda poderá ver a luz do dia.

Deixe um comentário

*