Lesage Roadster é um futuro desportivo compacto francês

Lesage Roadster View Gallery 6 photos

O modelo inspirado em antigos veículos de competição será vendido com motor a gasolina ou elétrico.

A França possui uma longa tradição no que se refere à produção de desportivos compactos graças a modelos como o Peugeot 205 GTi ou o Renault 5 Turbo. Numa altura em que as preocupações ambientais ameaçam a continuidade desse tipo de modelos, a Lesage surge como um construtor dedicado a preservar esse legado. A recém-fundada empresa francesa pretende alcançar esse objetivo através do desenvolvimento de um novo tipo de veículos desportivos compactos que tenham em mente o impacto no ambiente.

Desta forma, Bertrand Lesage, o fundador da nova marca francesa, propõe a produção de modelos leves em pequenas quantidades, que sejam construídos manualmente e tenham a capacidade de utilizar motorizações a gasolina ou elétricas. Utilizando uma estética minimalista inspirada em antigos modelos de competição, a Lesage acaba de apresentar o 01T e o 01E. Ambos os modelos possuirão o seu motor colocado numa disposição central e desfrutarão de tração traseira, sendo que a única diferença estará debaixo do capot. Enquanto que o 01T fará uso do motor 1.2 turbo de três cilindros da Peugeot com 155 cv de potência, o 01E utilizará um motor elétrico da Peugeot com 136 cv de potência e 330 quilómetros de autonomia. Com a balança a acusar apenas 650 kg na versão a gasolina e 950 kg na versão elétrica, o desempenho destes pequenos desportivos deverá ser surpreendente.

Apesar de não terem sido revelados muitos pormenores acerca do exterior e interior dos veículos, a Lesage promete que serão utilizados materiais de alta qualidade provenientes de inúmeros fornecedores. Espera-se que a produção destes desportivos tenha início em 2021, sendo que a partir de setembro do presente ano o 01T e o 01E já estarão disponíveis por pré-encomenda. O preço do modelo a combustão situa-se nos 54 mil euros e o preço do modelo elétrico ascende a 62 mil euros.

Deixe um comentário

*