O alemão foi o principal responsável pelo desenvolvimento do icónico motor boxer de seis cilindros arrefecido a ar.
Hans Mezger, uma personalidade que ficará para sempre na história da Porsche, faleceu no passado dia 10 de junho com 90 anos de idade. Nascido em 1929 na cidade berço do construtor alemão, Estugarda, o lendário engenheiro alemão destacou-se por ter sido o principal responsável pelo desenvolvimento de alguns dos motores mais icónicos alguma vez construídos pela marca germânica.
A sua carreira teve início em 1956, quando começou a trabalhar na Porsche após ter concluído um curso superior em Engenharia Mecânica na Universidade de Estugarda. Inspirado pelo próprio Ferry Porsche, o fundador do construtor germânico, Mezger participou no primeiro programa de Fórmula 1 empreendido pela marca e, alguns anos mais tarde, graças ao conhecimento prévio adquirido, o engenheiro seria o mentor do lendário motor boxer de seis cilindros arrefecido a ar que equipou a primeira geração do Porsche 911.
Em 1965 foi promovido a líder do departamento de competição e deu início ao projeto que se tornaria o maior marco desportivo da Porsche, o 917. O modelo, que utilizava dois “flat-six” colados, seria o primeiro vencedor de uma gloriosa linhagem que conta com 19 vitórias à geral conquistadas nas 24 Horas de Le Mans. Mais tarde, em 1981, foi incumbido de desenvolver um poderoso motor turbo de Fórmula 1 em parceria com a McLaren. O resultado seria o TAG Turbo, um V6 de 1.5 litros que conquistaria dois campeonatos de construtores e três campeonatos de pilotos.
O alemão continuaria ligado à Porsche, participando no desenvolvimento de outros motores e sendo uma das figuras mais respeitadas por técnicos, fãs e jornalistas. Hans Mezger partiu, mas o seu nome permanecerá na história como um dos mais importantes engenheiros de sempre na história da indústria automóvel. Que a sua herança continue sempre perpetuada em todos os motores Porsche.