Icónico bloco de doze cilindros esteve mais de 20 anos em produção. O futuro da marca britânica passa pelos híbridos e elétricos.
A Bentley assinalou o fim de vida do motor W12. O último bloco de doze cilindros a sair da fábrica de Crewe tinha 6.0 de cilindrada e marca o fim de 21 anos de produção do motor. A ocasião foi assinalada com um almoço no qual participaram os funcionários da fábrica. Desenvolvido pela Volkswagen, este motor começou por ser produzido inicialmente em 2021 para o Audi A8. Contudo, a versão da Bentley chegou em 2003 com o Continental GT, beneficiando de uma dupla de turbos. Ao longo dos anos o bloco W12 foi sendo aprimorado, evoluindo dos 560 cv e 650 Nm no seu estado inicial para uns mais expressivos 740 cv e 1000 Nm no Batur. Além disso, ao longo desse período, as emissões de CO2 caíram 25%.
Segundo, a Bentley aquele que foi o motor mais bem-sucedido na sua era moderna, desde 2003 foram produzidos mais de 100 mil unidades do W12. Este bloco é basicamente uma junção de dois V6, cuja disposição dos cilindros lhe permitiu poupar espaço face a um tradicional V12.
Recorde-se que o lugar do W12 no topo da gama da Bentley será ocupado por um sistema híbrido plug-in Ultra High Performance Hybrid, com base num bloco V8 4.0 biturbo. O seu lançamento acontecerá com o próximo Continental GT Speed ainda este ano com 782 cv e 1000 Nm.