Datsun 280ZX encontrado com 18 km no odómetro

Datsun 280ZX 10th Anniversary Edition View Gallery 15 photos

Edição especial em estado imaculado do modelo de 1980 será leiloada em breve.

Existem “barn finds” (ou verdadeiros “achados de garagem”) de pasmar um pouco por todo o lado. Um dos mais recentes é um Datsun 280ZX muito especial encontrado na Califórnia (EUA) que vai agora a leilão. Trata-se de uma edição especial comemorativa dos 10 anos do ZX – limitada a 3 mil unidades e exclusiva para os EUA, com bancos em pele, rádio e ar condicionado automático. Esta edição é facilmente reconhecível pela pintura exterior específica: havia 2500 unidades em dourado com capot em preto e 500 em vermelho com capot preto. Ora é precisamente com um exemplar da versão mais rara que foi agora encontrado com apenas 18 km no odómetro. É o que acontece quando se tem um avô que foi dono de um concessionário da marca japonesa. Este exemplar perfeitamente imaculado ficou estacionado na garagem do antigo comerciante de carros, com um lençol por cima, desde 1980 (altura do lançamento desta série especial). E ainda tem o preço original colado no vidro: 13.990 dólares (12.500 euros). Extrapolando para os dias de hoje, equivale a cerca de 47 mil dólares (42 mil euros) – mas, por se tratar de um exemplar muito especial, deverá ser arrematado muito acima desse valor.

Basta observar as imagens para atestar do estado impecável desta unidade específica do 280ZX, a começar pelos bancos em couro que parecem iguais a quando o carro saiu do stand.

O próximo passo será preparar o GT japonês de modo a que fique apto a ser leiloado e a voltar à estrada. Para já, não se sabe nem quando nem onde se realizará o leilão do carro.

O Datsun 280ZX foi um sucesso comercial. Produzido entre 1978 e 1983, o “sport tourer” contava com um apelativo motor 2.8 de seis cilindros com 140 cv na Europa e 135 cv nos EUA. No resto do globo, o bloco tinha 170 cv debitados no eixo traseiro.

Deixe um comentário

*