BMW prepara Série 3 elétrico que se vai chamar i3

Protótipo do futuro BMW i3 View Gallery 3 photos

Prevista para 2023, a berlina elétrica vista como alternativa ao Tesla Model 3 partilhará o motor e bateria com o SUV iX3.

A BMW foi “apanhada” a testar um protótipo de um Série 3 100% elétrico. Ao que tudo indica, seguindo a nomenclatura que tem utilizado por exemplo com o iX3 (a versão elétrica do SUV X3 a lançar em 2021), o construtor de Munique optará por utilizar a sigla i3 para esta nova versão “zero emissões” da berlina. Trata-se do mesmo nome do único modelo elétrica atualmente em comercialização da BMW e que será descontinuado precisamente em 2023, altura em que será aposta o novo i3 sedan.

O novo i3 derivado do Série 3 será assumidamente um concorrente do Tesla Model 3 e em vez do aspeto arrojado do i4 (um derivativo elétrico do Série 4 Gran Coupé a lançar também no próximo ano), procurará conquistar os clientes adeptos de um visual mais tradicional. A unidades de testes agora fotografada surge com um autocolante a indicar tratar-se de um modelo elétrico, não há ponteiras de escape à vista e o peso das baterias faz com que as portas sejam mais baixas. Visualmente, o novo i3 terá detalhes específicos em azul no para-choques, uma grelha tapada e jantes de formato aerodinâmico, que o diferenciarão do Série 3 convencional.

Em termos de tecnologia este Série 3 EV adotará o mesmo conjunto de motor/bateria do iX3, um modelo que será produzido da China para o resto do mundo. Assim, está previsto um motor traseiro com 286 cv e 400 Nm, alimentado por um pack de baterias de iões de lítio 74 kWh de capacidade posicionado no piso do carro que lhe garante autonomia para 440 km (WLTP).

A BMW prevê lançar 23 modelos eletrificados até 2023 – 12 deles 100% elétricos.

Deixe um comentário

*