Protótipo antecipa elétrico BMW i4

BMW Concept i4 View Gallery 19 photos

Modelo feito com base no próximo Série 4 Gran Coupé chega à produção chega em 2021, prometendo até 600 km de autonomia.

Em setembro do ano passado, no Salão de Frankfurt, a BMW apresentou o Concept 4 que abre caminho para a próxima geração do Série 4. Agora foi a vez do protótipo próximo da produção do i4, uma berlina a lançar em meados de 2021 com um formato de três volumes emprestado do próximo Série 4 Gran Coupé que será comercializado ainda este ano. O que salta de imediato à vista no novo protótipo que dará origem ao modelo “zero emissões” é a grelha a que a BMW chamou “intelligence panel”, que esconde vários sensores. Esta grelha sobredimensionada faz a ponte com o protótipo que dará origem ao Série 4. Outra novidade é o logótipo que deverá transitar para os próximos modelos elétricos da casa de Munique. Destaque também para as jantes especificas e para os farolins traseiros em LED que prometem contribuir para melhorar a prestação aerodinâmica do carro. Excetuando o contorno azul no difusor traseiro com ponteiras de escape falsas, pouco deverá mudar para a versão final do i4. O exterior do i4 Concept surge pintado na mesma cor Frozen Light Copper, já utilizada no Vision iNext, pontilhada com vários detalhes em azul ao longo do carro. Os farolins de tecnologia OLED e sobretudo a grelha iluminada com elementos de denunciam que se trata de um modelo elétrico.

No interior, apresentado com quatro lugares, existem soluções do interior que não deverão transitar para o modelo definitivo, que não deverá ser tão minimalista como aquele que foi agora apresentado. A maioria do habitáculo combina tecido em tons claros e couro, com pormenores em Gold Bronze, incluindo no tablier, forro das portas e no volante de três raios. O comando iDrive e os botões para movimentar os bancos são feitos em cristal. Contudo, quer o ecrã de formato curvo do sistema infotainment quer o painel de instrumentos, com tecnologia antirreflexo, antecipam uma solução que será utilizada em vários modelos de produção, incluindo o iNext. Da mesma forma, existe um novo sistema operativo no novo concept que será introduzido doravante em modelos da marca. Há disposição existem três modos de visualização ao dispor: Core (através do qual é possível navegar com widgets na diagonal fazendo o movimento de “swipe”), Sport (com widgets mais juntos e com menus específicos para condução desportiva) e Efficient (mais voltado para comunicação e para a gestão da energia do carro). Um dos destaques vai para os sons gerados pelo próprio carro, que variam consoante o modo escolhido, desenvolvidos em colaboração com o conhecido compositor Hans Zimmer.

Feito com base numa versão modificada da plataforma CLAR, o i4 terá na sua configuração mais potente 530 cv e será alimentado por um pack de baterias de alta densidade com 80 kWh de capacidade, com um formato compacto e cerca de 550 kg, colocado no piso do carro, que lhe permite anunciar uma autonomia até 600 km (WLTP). Além disso, anuncia 0-100 km/h em 4 segundos. O i4 será produzido em Munique, na Alemanha, numa fábrica onde a BMW investiu cerca de 200 milhões de euros.

Deixe uma resposta

*