Lexus prepara elétrico de luxo RZ 450e

Lexus LF_30 Concept

Em causa estará um crossover coupé do tamanho do RX.

Durante alguns anos, o grupo Toyota foi resistindo à aposta em modelos elétricos, preferindo a tecnologia híbrida ou o hidrogénio. Agora parece que o construtor nipónico dá mostra de querer a acompanhar uma das principais tendências do mercado e por isso a Lexus depois de se estrear com a derivação “zero emissões” do UX, o UX300e, prepara-se para apostar noutro modelo de caraterística semelhantes. De acordo com as patentes registadas na Europa, EUA e Austrália, está a caminho um RZ 450e. Se, neste novo modelo ao que tudo indica de posicionamento global, o “e” se refere a elétrico e o “R” à orientação para o luxo, o “Z” poderá indicar que estará em causa uma nova estirpe na gama nipónica, nomeadamente um crossover elétrico de formato coupé de referência – de dimensões alinhadas com o SUV RX (o modelo mais popular da marca nível mundial). Já o número “450” não será necessariamente indicativo da potência, pois isso nem sempre acontece na restante gama da Lexus.

A nível estético, a Lexus foi dando pistas nos últimos anos acerca do caminho a seguir para um SUV com estas caraterísticas, nomeadamente através dos protótipos LF-1 Limitless (de 2018, descrito precisamente como um crossover elétrico) e mais recentemente com o LF-30, apresentado no Salão de Tóquio de 2019 (na imagem, com portas “gullwing” e quatro motores responsáveis pelo débito de 536 cv). Neste caso, o RZ 450e poderá ser um concorrente direto de propostas como o Audi e-tron, do Mercedes-Benz EQC, do Jaguar i-Pace e do BMW iX3.

Recorde-se que o grupo japonês prevê que em 2025, todas as gamas da Toyota e da Lexus a nível global terão pelo menos uma opção “eletrificada”.

Os próximos lançamentos da Lexus serão o novo IS, previsto ainda para este ano, e o facelift do LS a lançar em 2021.

Deixe um comentário

*