Enyaq iV é o primeiro SUV elétrico da Skoda

View Gallery 20 photos

O modelo que representa o primeiro passo da transição energética da marca checa chegará no início do próximo ano.

A Skoda acaba de apresentar o Enyaq iV, o seu primeiro automóvel completamente elétrico da era moderna. Desenvolvido com base na conhecida plataforma MEB do Grupo Volkswagen, este novo SUV representa a transição da marca checa para uma nova fase que tem em vista a implementação de uma estratégia eletrificada.

Este novo modelo, que será produzido com tração traseira e tração integral, possuirá cinco versões com diferentes níveis de potência e três capacidades de bateria distintas: 55 kWh, 62 kWh e 82 kWh. As versões estarão divididas da seguinte forma: o Enyaq iV 50 transmitirá 148 cv às rodas traseiras e terá 340 km de autonomia; o Enyaq iV 60 transmitirá 179 cv às rodas traseiras e terá 390 km de autonomia; o Enyaq iV 80 transmitirá 204 cv às rodas traseiras e terá 510 km de autonomia; o Enyaq iV 80x transmitirá 265 cv às quatro rodas e terá 460 km de autonomia; e o Enyaq iV RS transmitirá 306 cv às quatro rodas e terá 460 km de autonomia. Em todas estas versões, a velocidade máxima está limitada aos 160 km/h, exceto a versão RS que alcançará os 180 km/h.

No que se refere aos carregamentos, o Skoda Enyaq iV estará preparado para receber três níveis diferentes de potência conforme a capacidade da bateria escolhida que correspondem aos atuais modo 2, modo 3 e modo 4. Como tal, será apto a receber carregamentos ultra-rápidos de modo 4 que conseguirão carregar 80% da sua bateria em apenas 38 minutos. Caso seja utilizado o modo 3, o processo demorará entre seis e oito horas. Com um comprimento de 4,64 metros, uma largura de 1,87 metros e uma altura de 1,61 metros, este SUV elétrico irá posicionar-se entre os “irmãos” Karoq e Kodiaq. Quanto à distância entre eixos de 2,76 metros, possibilitará ao novo modelo obter um espaço interior generoso, especialmente ao considerarmos que é um automóvel elétrico. Relativamente à bagageira, são anunciados 585 litros de capacidade, um valor que supera a maioria dos seus rivais.

A nível exterior, o mais recente SUV da Skoda apresenta um visual anguloso que é complementado por uma grelha frontal mais saliente repleta de elementos cristalinos que pode ser iluminada e pelas óticas LED dianteiras e traseiras. No caso das jantes, existirão vários desenhos com dimensões entre 18 e 21 polegadas. Já a nível interior, podemos contar com um novo painel de instrumentos de 5,3 polegadas que integra um head up display com realidade aumentada e um ecrã central tátil de 13 polegadas que controla todo o sistema de infotainment. Em vez dos tradicionais níveis de equipamento, a marca checa aposta nos “Design Selections” que modificam o ambiente a bordo conforme as preferências do comprador. Para além disso, a componente ambiental não foi descurada graças à escolha de materiais naturais mais sustentáveis.

Por enquanto, a Skoda anunciou uma edição limitada a 1895 unidades intitulada “Founders Edition” que presta tributo aos 125 anos da sua história e recebe pormenores específicos. As primeiras unidades do Enyaq iV deverão chegar já no começo de 2021, sendo que os preços ainda estão por definir.

Deixe um comentário

*