Jeep estreia Wrangler híbrido com 375 cv

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Inédita variante plug-in 4xe chega no início de 2021 com a promessa de 40 km de autonomia elétrica.

A Jeep revelou a versão híbrida plug-in de tração integral 4xe do Wrangler, que tem chegada prevista no início de 2021. Esta versão que reúne um total de 375 cv congrega os préstimos de um motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros turbo e dois motores elétricos (um integrado na caixa automática de oito velocidades de origem ZF) e outro com função de gerador que substitui o alternador e o motor de arranque. O sistema elétrico garante uma autonomia para 40 km (valor ainda não homologado), sendo alimentado por uma bateria de iões de lítio com 17 kWh de capacidade (dotada de um circuito de refrigeração específico e envolta numa estrutura em alumínio) colocada por baixo dos bancos traseiros. Segundo a marca norte-americana, todos os componentes e cablagem de alta tensão está selada e é resistente à água, o que permite uma capacidade para passagens a vau até 76 cm. Na parte superior do tablier estão luzes que mostram o progresso no processo de carregamento das baterias.

O sistema híbrido possui três modos de funcionamento: Hybrid, Electric e eSave. O modo Hybrid é ativado por defeito, o modo Electric força o sistema a utilizar apenas energia elétrica e, por fim, o modo eSave que guarda a energia armazenada na bateria para utilização posterior. No menú de infotainment existem ainda as funções adicionais BatterySave (para manter o nível da bateria) e BatteryCharge (para recarregá-la com o motor a combustão). Para recuperar mais energia basta acionar o modo Max Regen.

O Wrangler 4xe está disponível em três níveis de equipamento: 4xe, Sahara 4xe e Rubicon 4xe. Os dois primeiros têm um sistema 4×4 chamado Command Trac (com caixa de redutoras, 27,4 cm de altura ao solo e eixos Dana 44) e o Rubicon tem o Rock Trac (que inclui bloqueio do diferencial traseiro, melhor articulação e a possibilidade de desligar a barra estabilizadora dianteira com vista à melhoria do curso da suspensão). As versões 4xe distinguem-se pelos elementos decorativos em azul. O Rubicon ainda acrescenta mais apontamentos na referida cor, nomeadamente os ganchos de reboque, o emblema no capot, pespontos nos bancos e molduras interiores.

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