Maserati estreia primeiro supercarro em 16 anos

Maserati MC20 View Gallery 29 photos

MC20 foi apresentado com um motor V6 de 630 cv, mas também terá uma versão elétrica, derivação descapotável e outra de competição.

Foram precisos seis anos para que o concept Alfieri evoluísse para um modelo de produção, o MC20. O novo supercarro, sucessor do MC12 lançado há 16 anos, terá uma versão com um motor V6 a gasolina, outra com motor elétrico e uma derivação de formato descapotável (estes dois últimos a lançar em 2022). Nos próximos meses está prevista também a apresentação de uma versão de pista. O destaque vai para já para a versão a gasolina, apoiada num motor totalmente novo, um V6 3.0 biturbo chamado Nettuno capaz de debitar 630 cv às 7500 rpm e 729 Nm de binário máximo entre as 3000 e as 5500 rpm, surgindo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, acompanhado de um diferencial autoblocante mecânico traseiro de série (com o eletrónico a surgir em opção). Anuncia 0-100 kmh em 2,9 segundos e uma velocidade máxima de 323 km/h. O modelo de 1500 kg garante uma potência específica de 2,3 kg/cv, uma média de consumos de 11,6 l/100 km e 262 g/km de emissões de CO2 (WLTP). O motor totalmente desenvolvido pela Maserati conta com tecnologia inspirada na Fórmula 1, nomeadamente um sistema de ignição por jato com pré-câmara de combustão com duas velas de ignição, desenvolvido pela Mahle – uma estreia num modelo de estrada. O bloco de cárter seco anuncia uma taxa de compressão de 11:1, com um diâmetro de 82 mm e curso de 88 mm. A versão elétrica será capaz de cumprir 0-100 km/h em 2,8 segundos, de atingir um pico máximo de 310 km/h e garantir uma autonomia para 323 km.

O MC20 tem 4669 mm de comprimento, 1965 mm de largura, 1221 mm de altura e 2700 mm de distância entre eixos. A mala de 100 litros de capacidade é complementada por um compartimento de arrumação adicional na dianteira que oferece mais 50 litros. À disposição estão quatro modos de condução: Wet, GT, Sport e Corsa, complementados por uma opção “ESC off”, que desliga por completo o controlo de tração. Cada um dos modos permite ajustar o funcionamento da direção, a resposta do acelerador e o amortecimento da suspensão adaptativa (que dispõe de uma configuração de triângulos sobrepostos com amortecedores pneumáticos ativos). O bilugar MC20 é feito com base num chassis tubular em fibra de carbono desenvolvido em conjunto com a Dallara. O coupé de tração traseira possui um forte aprimoramento aerodinâmico, com um coeficiente aerodinâmico de 0,38, e vários elementos em fibra de carbono exposta, nomeadamente no lábio dianteiro, tejadilho, saias laterais e um difusor traseiro de grandes dimensões. Tem jantes de 20 polegadas, discos ventilados de 380×34 mm à frente e 350×27 mm atrás (com opção carbocerâmica de 390×36 e 360×28, respetivamente) e pinças de travão da Brembo de seis êmbolos à frente e de quatro atrás. O desportivo pode ser encomendado em seis cores: Bianco Audace, Giallo Genio, Rosso Vincente, Blu Infinito, Nero Enigma e Grigio Mistero.

Por dentro, existe igualmente uma predominância da fibra de carbono, na coluna central, patilhas no volante e volante. O resto do cockpit, sobretudo os bancos, tablier e painéis das portas são revestidos por uma mistura de Alcantara e couro com pespontos em azul. O ecrã central tátil de 10,3 polegadas é de série e permite operar o novo sistema de infotainment MIA, com novas opções de personalização, incluindo por exemplo um sistema Maserati Connect que alerta o proprietário para idas à oficina e aspetos de segurança – tudo acessível através do smartphone. De fábrica é também o painel de instrumentos digital de 10,3”.

O MC20, que pretende assumir um papel fulcral na revitalização do emblema premium italiano, será produzido em Viale Ciro Menotti, em Modena (Itália), numa nova linha anteriormente utilizada para fazer o Granturismo e o Grancabrio. O MC20 começará a ser produzido no final do ano e as encomendas já estão abertas.

Deixe um comentário

*