MC20 foi apresentado com um motor V6 de 630 cv, mas também terá uma versão elétrica, derivação descapotável e outra de competição.
Foram precisos seis anos para que o concept Alfieri evoluísse para um modelo de produção, o MC20. O novo supercarro, sucessor do MC12 lançado há 16 anos, terá uma versão com um motor V6 a gasolina, outra com motor elétrico e uma derivação de formato descapotável (estes dois últimos a lançar em 2022). Nos próximos meses está prevista também a apresentação de uma versão de pista. O destaque vai para já para a versão a gasolina, apoiada num motor totalmente novo, um V6 3.0 biturbo chamado Nettuno capaz de debitar 630 cv às 7500 rpm e 729 Nm de binário máximo entre as 3000 e as 5500 rpm, surgindo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades, acompanhado de um diferencial autoblocante mecânico traseiro de série (com o eletrónico a surgir em opção). Anuncia 0-100 kmh em 2,9 segundos e uma velocidade máxima de 323 km/h. O modelo de 1500 kg garante uma potência específica de 2,3 kg/cv, uma média de consumos de 11,6 l/100 km e 262 g/km de emissões de CO2 (WLTP). O motor totalmente desenvolvido pela Maserati conta com tecnologia inspirada na Fórmula 1, nomeadamente um sistema de ignição por jato com pré-câmara de combustão com duas velas de ignição, desenvolvido pela Mahle – uma estreia num modelo de estrada. O bloco de cárter seco anuncia uma taxa de compressão de 11:1, com um diâmetro de 82 mm e curso de 88 mm. A versão elétrica será capaz de cumprir 0-100 km/h em 2,8 segundos, de atingir um pico máximo de 310 km/h e garantir uma autonomia para 323 km.
O MC20 tem 4669 mm de comprimento, 1965 mm de largura, 1221 mm de altura e 2700 mm de distância entre eixos. A mala de 100 litros de capacidade é complementada por um compartimento de arrumação adicional na dianteira que oferece mais 50 litros. À disposição estão quatro modos de condução: Wet, GT, Sport e Corsa, complementados por uma opção “ESC off”, que desliga por completo o controlo de tração. Cada um dos modos permite ajustar o funcionamento da direção, a resposta do acelerador e o amortecimento da suspensão adaptativa (que dispõe de uma configuração de triângulos sobrepostos com amortecedores pneumáticos ativos). O bilugar MC20 é feito com base num chassis tubular em fibra de carbono desenvolvido em conjunto com a Dallara. O coupé de tração traseira possui um forte aprimoramento aerodinâmico, com um coeficiente aerodinâmico de 0,38, e vários elementos em fibra de carbono exposta, nomeadamente no lábio dianteiro, tejadilho, saias laterais e um difusor traseiro de grandes dimensões. Tem jantes de 20 polegadas, discos ventilados de 380×34 mm à frente e 350×27 mm atrás (com opção carbocerâmica de 390×36 e 360×28, respetivamente) e pinças de travão da Brembo de seis êmbolos à frente e de quatro atrás. O desportivo pode ser encomendado em seis cores: Bianco Audace, Giallo Genio, Rosso Vincente, Blu Infinito, Nero Enigma e Grigio Mistero.
Por dentro, existe igualmente uma predominância da fibra de carbono, na coluna central, patilhas no volante e volante. O resto do cockpit, sobretudo os bancos, tablier e painéis das portas são revestidos por uma mistura de Alcantara e couro com pespontos em azul. O ecrã central tátil de 10,3 polegadas é de série e permite operar o novo sistema de infotainment MIA, com novas opções de personalização, incluindo por exemplo um sistema Maserati Connect que alerta o proprietário para idas à oficina e aspetos de segurança – tudo acessível através do smartphone. De fábrica é também o painel de instrumentos digital de 10,3”.
O MC20, que pretende assumir um papel fulcral na revitalização do emblema premium italiano, será produzido em Viale Ciro Menotti, em Modena (Itália), numa nova linha anteriormente utilizada para fazer o Granturismo e o Grancabrio. O MC20 começará a ser produzido no final do ano e as encomendas já estão abertas.