ID.4 é o novo SUV elétrico da VW

VW ID.4 View Gallery 23 photos

O primeiro modelo elétrico global da marca germânica chega ao mercado no final do ano.

A Volkswagen acaba de apresentar o ID.4 em Nova Iorque (EUA) um novo SUV compacto que se assume como primeiro modelo 100% elétrico vendido globalmente pelo construtor alemão. Este é o segundo membro da família de elétricos inaugurada pelo hatchback ID.3 e foi desenvolvido com base na plataforma modular MEB, dedicada a veículos elétricos. O ID.4 chegará ao mercado já no final do presente ano com uma autonomia anunciada de 520 km.

Incorporando uma identidade visual semelhante ao ID.3, este novo SUV possui uma zona frontal mais imponente na qual se destaca o sistema de iluminação LED que pode ser opcionalmente equipado umas óticas inteligentes Matrix LED designadas IQ.Light. A sua silhueta é acompanhada por aplicações em plástico em toda a zona inferior da carroçaria que culminam numa traseira robusta marcada por uma assinatura luminosa em 3D e pelo para-brisas de pequenas dimensões. Segundo os responsáveis pelo seu desenvolvimento, um dos aspetos mais trabalhados foi a eficiência aerodinâmica, fator que possibilitou atingir um coeficiente de 0,28. Com 4584 mm de comprimento, 1852 mm de largura e 1612 mm de altura, este ID.4 apresenta dimensões ligeiramente superiores ao Tiguan.

No caso do interior, é possível contar com cockpit completamente digital composto por um painel de instrumentos onde se integra o punho da caixa e um ecrã tátil que controla todas as funções do sistema de infotainment. Graças à utilização da plataforma específica, os engenheiros conseguiram tornar o interior mais amplo com quotas de habitabilidade superiores às dos seus rivais. Já a bagageira, apresenta 543 litros de capacidade.

Na edição de lançamento, a Volkswagen dotou o ID.4 com uma bateria de 77 kWh montada sobre o piso que permite anunciar uma autonomia de 520 km. Espera-se que no futuro seja disponibilizada uma versão com a bateria de 45 kWh que deverá percorrer até 300 km e outra versão com a bateria de 58 kWh que conseguirá completar até 390 km. O motor elétrico montado no eixo traseiro transmite 204 cv de potência e 310 Nm de binário às rodas posteriores, valores que permitem uma aceleração dos 0-100 km/h em 8,5 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. Graças à compatibilidade com um sistema de carregamento rápido de 125 kW será possível carregar 80% da bateria em cerca de meia hora. Caso seja utilizado o carregador de 11 kW, os clientes conseguirão um acréscimo de 85 km a cada hora de carga. Já se for utilizada uma tomada doméstica, a carga completa é efetuada em sete horas e meia.

Inicialmente o ID.4 será produzido exclusivamente na fábrica da Volkswagen em Zwickau, na Alemanha, mas está previsto que em 2022 as fábricas do construtor germânico na China e nos Estados Unidos da América também recebam a sua produção. Ainda não se conhecem preços para o território nacional, mas os rumores apontam para valores superiores às versões mais equipadas do Tiguan.

Deixe uma resposta

*