Modelo de fabrico chinês começará a ser produzido até ao final do ano, para já apenas numa versão elétrica.
A Lotus foi comprada pela Geely (a mesma dona da Volvo, Polestar e Lynk & Co.) há já mais de dois anos. Os planos dos donos chineses para o histórico fabricante britânico são ambiciosos, tendo já dado origem ao hipercarro elétrio Evija, o mais potente modelo de produção do mundo com 2000 cv. Além disso, está prevista uma nova geração do superdesportivo Esprit, que passará a ser um híbrido de base V6. Contudo, o modelo “core” em termos de vendas desta nova vaga da Lotus deverá mesmo ser um SUV (o primeiro da história da marca). De acordo com uma série de documentos internos, este modelo chamar-se-á Lambda e será feito com base na plataforma SPA da Volvo (utilizada atualmente nos Série 60 e Série 90 e no Polestar 1).
Ao que tudo indica, o Lotus Lambda deverá começar a ser produzido ainda este ano. O local escolhido foi Wuhan, na China, onde está previsto que a produção se cumpra a um ritmo estimado de 20 mil unidades/ano. Inicialmente, o SUV será disponibilizado apenas com dois motores elétricos (um por cada eixo) o que lhe permitirá alcançar um total de 748 cv. Para já, perspetiva-se que o SUV anuncie até 579 km de autonomia (NEDC – norma ainda vigente na China). No entanto, para mais tarde está prevista uma versão a gasolina e outra híbrida plug-in. O Lambda terá cerca de 4,90 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,60 m de altura, e será concorrente do Audi e-tron e do futuro Porsche Cayenne elétrico.
A partir de 2023 e 2024, a Lotus vai produzir mais dois modelos elétricos na China, o Sigma e o Alpha, respetivamente.