SUV de luxo com formato coupé e com quatro lugares estreará no final de 2021.
A BMW promete revelar o seu modelo mais caro e mais luxuoso da atualidade no final de 2021, para depois o lançar na primavera de 2022. O primeiro protótipo do X8 (G09) foi agora “apanhado” e promete não ser uma simples versão de formato coupé do X7 (G07). O novo SUV de luxo bávaro partilhará, no entanto, a sua plataforma com o X7 – aliás, as suas dimensões serão muito aproximadas – e o Rolls-Royce Cullinan. A principal diferença é que o X8 será ligeiramente mais baixo e largo, além de contar com um tejadilho com inclinação ao estilo de um coupé. Contudo, o X8 terá a particularidade de ser desenvolvido com acompanhamento da divisão desportiva BMW M. Além disso, distinguir-se-á substancialmente em termos de design exterior, com formas mais musculadas, uma frente retrabalhada com a tão falada grelha gigantesca, além de uma traseira arredondada. Por dentro, contrariando os rumores iniciais que apontavam para um modelo com três filas de bancos, segundo o BMW Blog, o X8 adotará uma configuração de 2+2 lugares, privilegiando o espaço para os ocupantes. No geral, o X8 replicará grande parte do ambiente interior do futuro Série 7 (G70/71), que tem estreia prevista para meados de 2022 – com melhores materiais e um novo interface de infotainment.
Quanto à gama de motores, a Auto Motor und Sport adianta que na base da gama haverá uma versão Diesel 40d “mild hybrid” de 48V com 340 cv (semelhante à do X5/X6) e o i40 a gasolina com 340 cv (o mesmo do X5). Já o BMW Blog diz que a versão base do X8 será o M45e, que será o primeiro híbrido plug-in da marca alemã com selo M Performance. Espera-se que o sistema híbrido desta versão seja similar ao que se encontra atualmente nos modelos 545e/745e/X5 xDrive45e, embora com mais potência extraída do conjunto que conta com um seis cilindros a gasolina 3.0, provavelmente para valores a rondar os 500 cv, e provavelmente mais autonomia em modo elétrico. A gama X8 contará ainda com outra versão M Performance, o M50i, provavelmente animada pelo motor V8 4.4 (N63) disponível nos modelos M850i e 750/750Li.
No topo da gama figurará um X8 M, um modelo com tração integral que deverá ser aposta em dois níveis de potência em 2023. Além da versão base com 625 cv, espera-se um X8 M Competition, que será o primeiro BMW M a ser “eletrificado”. Esta versão de topo do SUV de luxo será animada por um sistema híbrido com base num motor V8 4.4 a gasolina a funcionar com um motor elétrico de 200 cv para um débito total de 760 cv. Neste X8 M, conhecido internamente por “Rockstar”, o condutor poderá desligar totalmente as ajudas eletrónicas no modo de tração traseira.