Além da versão mais “musculada” do novo SUV de topo, haverá uma derivação híbrida plug-in M45e.
A BMW está a ultimar a estreia do protótipo que dará origem ao X8 para o final deste ano ou para o início de 2021. O modelo de produção tem chegada prevista ao mercado em 2022. Aquele que será o novo SUV de referência da casa de Munique (para já conhecido pelo nome de código G09) será uma espécie de versão ultra-luxuosa do X7 (com o qual partilhará a plataforma), com apenas quatro lugares, uma linha de tejadilho de inclinação coupé (ao estilo do Audi Q8, por exemplo), estética mais agressiva e uma afinação de chassis mais desportiva face ao modelo que lhe serve de base. Agora, segundo apurou um membro do Bimmer Post, que teve acesso a um documento que dá conta de um registo de uma patente na Alemanha a 23 de março, o novo SUV de topo terá uma versão desportiva X8 M. O mais óbvio é que esta versão de referência, um potencial concorrente do Audi RS Q8, que deverá chegar ao mercado apenas em 2023, herde a mesma motorização do X6 M, ou seja, um V8 4.4 biturbo que chega aos 625 cv na versão Competition. Contudo, a BMW poderá estar a reservar uma surpresa para este SUV. Segundo a Automobile, a aposta poderá recair num híbrido plug-in a combinar o referido propulsor a gasolina com um motor elétrico de 204 cv para um total de 761 cv e 1001 Nm O X8 M deverá tornar-se no BMW mais caro do mercado.
Mas parece que os homens da BMW M estão ainda a trabalhar noutra versão menos potente do X8. Segundo o BMW Blog, será uma versão híbrida plug-in com selo M Performance, ostentando a sigla M45e. Potencialmente estaremos perante o mesmo conjunto utilizado no X5 xDrive45e que combina um motor de seis cilindros em linha 3.0 com um motor elétrico para um total de 394 cv e 600 Nm. Contudo, para o X8 M45e poderá haver um incremento de potência.