SUV de topo da marca de Ingolstadt ganha ainda uma versão PHEV com 381 cv com um máximo de 47 km de autonomia em modo elétrico.
A Audi vai abrir no final de outubro as encomendas de duas novas versões híbridas plug-in do Q8. O Q8 55 TFSI e quattro e o Q8 60 TFSI e quattro recorrem a um sistema formado por um motor V6 3.0 turbo a gasolina com 340 cv e um motor elétrico com 136 cv. O primeiro oferece 381 cv e 600 Nm, ao passo que a derivação mais potente disponibiliza 462 cv e 700 Nm – mais 27 cv face ao SQ8 TDI. Ambas as versões PHEV do SUV de Ingostadt anunciam uma velocidade máxima de 240 km/h, embora o 60 TFSI consiga ser mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h: 5,4 em vez de 5,8 segundos.
Uma das virtudes do sistema híbrido plug-in é a possibilidade de operar em modo elétrico. Neste caso, as baterias de 17,8 kWh de capacidade permitem um máximo de 47 km na versão base e de 45 km na versão mais potente (WLTP), com a possibilidade de circular até um limite de 135 km/h. Estas baterias dispõem de um sistema de refrigeração a líquido que, se necessário, podem ligar-se ao ar condicionado para baixar a temperatura. O sistema híbrido funciona em conjunto com uma caixa automática Tiptronic de oito velocidades e integrado num sistema de tração integral quattro, de fábrica. Além do modo elétrico, existem mais três modos à disposição: Auto, Hold (para preservar a carga da bateria) e Charge (para ajudar a carregar a bateria). A energia libertada na maioria das ações de travagem é canalizada diretamente para a bateria de iões de lítio, permitindo recuperar até 80 kW. Esta bateria pode ser carregada a 7,4 kW em 2h30.
O posicionamento das baterias rouba algum espaço da bagageira do Q8, que de 605 litros passa a disponibilizar apenas 505 litros. Ou com os bancos traseiros rebatidos de 1755 para 1625 litros.