Designer reinventa o Fiat 126

View Gallery 6 photos

Estúdio italiano traz o citadino para os dias de hoje, sob a forma de um carro elétrico.

Entre o 500 original e a dupla Panda/Cinquecento, o 126 foi uma das referências da gama Fiat no que concerne aos citadinos. Com mais de 4,5 milhões de unidades produzidas entre 1972 e 2000, o 126 tinha na versão original um motor com 594 cc e uma caixa manual de quatro velocidades e fazia-se valer da sua simplicidade e do baixo preço – que lhe valeu o estatuto de ícone sobretudo nos países do leste europeu (aliás, grande parte das unidades do 126 foram produzidas na Polónia). Talvez por ser ainda hoje recordado com saudosismo por muitos fãs da marca, o estúdio de design italiano da MA-DE, pela mão de Andrea Della Vecchia, arriscou em fazer um conjunto de esboços digitais de como seria um 126 transposto para os dias de hoje, sob a forma de um carro elétrico.

Como seria de esperar e face ao que tem sido a política de lançamentos da Fiat, apesar de modernizado, este 126 Vision tem elementos retro que facilmente o remetem para a criação original. Como tal, foram mantidas as linhas direitas e os faróis quadrados. E apesar da silhueta ter um formato idêntico, o “novo” 126 é substancialmente maior. Além disso, não podemos deixar de constatar as semelhanças com o Centoventi concept do ano passado (esse sim um protótipo oficial, que se diz poderá inspirar a próxima geração do Panda).

Sendo puramente um exercício digital sem qualquer ligação à marca, não existem planos para a produção deste modelo. Contudo, não deixa de ser uma boa forma de nos recordar um dos ícones da Fiat. Quem sabe a marca italiana não pegue na ideia como fez com o 500.

Deixe um comentário

*