Skoda apresenta aplicação móvel que diagnostica problemas

Skoda Sound Analyzer View Gallery 3 photos

A funcionalidade recorre a uma articulação entre a inteligência artificial e uma biblioteca de sons.

O serviço após-venda dos construtores de automóveis tem vindo a evoluir graças à utilização recorrente de novas tecnologias. Ciente disso, a Skoda acaba de apresentar uma aplicação móvel que consegue diagnosticar problemas nos modelos através do som. Segundo referem os responsáveis pelo seu desenvolvimento, esta funcionalidade recorre a uma articulação entre a inteligência artificial e uma biblioteca de sons.

Testada em 245 concessionários da marca checa, a aplicação intitulada “Skoda Sound Analyzer” compilou uma variedade de ficheiros áudio associados a determinados problemas. A partir daí, foi criado um sistema de inteligência artificial que consegue aprender e reconhecer esses sons através de um telemóvel. O resultado é um software que já consegue reconhecer uma variedade de padrões com uma precisão superior a 90%.

Stanislav Pekar, o responsável pelo serviço após-venda da Skoda, aproveitou para referir que “continuaremos a utilizar tecnologias como a inteligência artificial para oferecer aos nossos clientes um serviço mais personalizado que possibilite uma melhore experiência”. Quer seja um adepto da tecnologia ou não, a verdade é que os serviços deste género poderão vir a ser muito úteis no futuro próximo.

Deixe um comentário

*