Cinco modelos de competição dos anos 1980 vão a leilão

MG Metro 6R4 View Gallery 29 photos

Todos os exemplares pertenciam a uma coleção privada e possuem um historial recheado.

Uma grande parte dos amantes de automóveis consideram a década de 1980 como a “época dourada” do desporto motorizado. Se também é dessa opinião, fique a saber que a Silverstone Auctions está a preparar-se para leiloar cinco modelos de competição desse período num evento online que terá lugar nos dias 13 e 14 de novembro. Como não podia deixar de ser, todos eles apresentam um historial bem recheado e estão num estado de conservação invejável. Fique a conhecer um pouco mais acerca de cada um.

O primeiro exemplar é um MG Metro 6R4 de 1986 equipado com um motor V6 de 3.0 litros desenvolvido pela Cosworth que participou no Campeonato do Mundo de Ralis inserido nos regulamentos do icónico Grupo B. Curiosamente, é a unidade com o segundo melhor resultado de sempre do modelo, um quarto lugar alcançado no Rali de San Remo pelas mãos do conhecido Malcolm Wilson.

Já o segundo modelo, é um DAM4100 de 1987 que se apresenta como um de apenas cinco exemplares produzidos por uma colaboração entre o engenheiro David Appleby e o piloto Tony Pond. Este exemplar possui o número de chassis #183, foi o primeiro a ser fabricado e sofreu um restauro extensivo há pouco tempo.

Quanto ao terceiro automóvel, é um Renault 5 Turbo de 1982 pertencente ao Grupo 4 que foi conduzido pelo piloto francês Jean-Luc Thérier. Dispõe de um motor turbo de quatro cilindros com 270 cv que lhe permitiu vencer o Campeonato Francês de Ralis em 1982 e atingir um respeitável quarto lugar no icónico Rali de Monte-Carlo em 1984.

Relativamente ao quarto modelo, estamos a falar de um Renault 5 Maxi Turbo de 1984 afinado por John Price com a ajuda do departamento desportivo da marca francesa. Segundo a Renault, é o único exemplar do seu género presente no Reino Unido, venceu várias provas e até já recebeu prémios em Concursos de Elegância.

Por fim, o último automóvel é um Renault 5 Turbo “Superproduction” de 1987 do qual existem somente três unidades. Foi pilotado por Érik Comas na desejada conquista do Campeonato Francês de Superturismo em 1987 e já recebeu um restauro extensivo por parte de especialistas que o deixaram absolutamente imaculado.

Caso esteja interessado, a Silverstone Auctions irá permitir conhecer os modelos ao vivo entre 2 e 12 de novembro. Ainda não existem estimativas acerca dos valores que poderão atingir.

Deixe um comentário

*