Automóvel autónomo de competição tem acidente peculiar

Roborace

O modelo que pertence ao campeonato Roborace embateu contra um muro no início da prova.

O desenvolvimento de novas tecnologias na indústria automóvel tem sido acompanhado por um investimento das mesmas na competição. É o caso do Roborace, o primeiro campeonato destinado a veículos autónomos, que pretende contribuir para a evolução da tecnologia e ser uma montra tecnológica dessas capacidades. Todavia, tem sido marcado por momentos algo irónicos como o acidente sucedido este fim de semana no qual um dos participantes embateu contra um muro após o início da prova.

Para agravar a situação, esse acidente da equipa SIT Acronis Autonomous estava a ser transmitido em direto pela organização e foi amplamente divulgado nas redes sociais por um cibernauta. O imprevisto aconteceu logo na partida, com o modelo a arrancar e a seguir em direção ao muro antes da linha da meta. Para além disso, prova ficou ainda marcada por outro incidente no qual um dos competidores saiu de pista e fez um pião ao tocar na relva.

Esta é a segunda temporada do campeonato Roborace, denominada por Season Beta 1.1, que conta com automóveis construídos inteiramente em fibra de carbono propulsionados por quatro motores elétricos que produzem um total de 408 cv de potência a partir de uma bateria com 540 kWh de capacidade.

Deixe um comentário

*