BMW poderá prescindir de alguns modelos de três portas

BMW Z4

Além da simplificação da gama, a estratégia da marca bávara passa ainda reforçar a parceria com a Toyota.

A BMW tem em curso uma parceria que inclui, entre outros projetos, a partilha da plataforma e dos motores da dupla Z4/GR Supra. Durante a conferência Automobilwoche Kongress, o CEO da marca alemã, disse que a colaboração entre as duas potências automóvel irá para além de 2025, altura em que está previsto o término do acordo em vigor. Oliver Zipse foi mais longe afirmando que, “nas próximas décadas, iremos reforçar esses laços”. A joint venture entre germânicos e japoneses passa por uma aposta mais firme em modelos a hidrogénio. O acordo inicial entre os dois construtores data já de 2013, mas no capítulo dos fuel cell a Toyota tem estado mais à frente, estando já a apresentar nalguns mercados a segunda geração da berlina (agora de tração traseira) Mirai.

Durante o seu discurso, Zipse também afirmou que o desejo do construtor de Munique passa ainda por simplificar a sua gama. Pelo caminho poderão ficar alguns dos modelos de três portas, nos formatos coupé, cabrio e roadster, uma franja de mercado pouco rentável e com cada vez menos procura. Alguns dos “candidatos” são os Série 2, 4 e 8. Contudo, a própria dupla Z4 (na imagem)/GR Supra poderá ter os dias contados no final do atual ciclo de produto, com os dois construtores a apostarem na repartição de custos no desenvolvimento de produtos de segmentos mais populares.

A grande aposta da BMW parecem ser os SUV e os elétricos, com a confirmação do novo SUV de topo X8 e do SUV elétrico iX.

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