Audi SQ5 Sportback TDI faz 0-100 km/h em 5,1 segundos

Audi SQ5 Sportback TDI View Gallery 10 photos

Derivação de formato coupé do SUV de Ingolstadt recorre a um sistema híbrido Diesel de 48V.

Poucas semanas depois de mostra o SQ5 TDI no formato de carroçaria tradicional, agora é a vez da derivação Sportback, que será lançada na primeira metade de 2021. Numa altura em que muitos vaticinam o fim do Diesel, a marca alemã volta-se para um sistema “mild hybrid” de 48V a gasóleo, prometendo mais eficiência e performance. Esta versão “apimentada” do SUV traz debaixo do capot um motor V6 3.0 TDI capaz de debitar 341 cv e 700 Nm entre as 1750 e as 3250 rpm. Este motor conta com pistões em alumínio, cambota em aço forjado e injetores de solenoide piezoelétricos de alta precisão capazes de efetuar até oito injeções por ciclo. A isso junta um turbo mais pequeno e mais leve, mais rápido a atuar, um intercooler água/ar situado no centro do V formado pelos cilindros, permitindo uma resposta mais rápida. Munido de um sistema de tração integral permanente quattro, este SQ5 anuncia 0-100 km/h em 5,1 segundos e possui uma velocidade de ponta limitada eletronicamente a 250 km/h. Em contraste, o sistema híbrido permite reduzir os consumos para uma média de 7 l/100 km e recuperar até 8 kW de energia em fases de desaceleração.

Produzido no México, este SQ5 Sportback vem equipado de série com jantes de 20 polegadas e pneus de medida 255/45 (embora haja opção de 21 polegadas à disposição), discos de travão dianteiros com 375 mm, pistões em alumínio de seis êmbolos e uma suspensão S que o rebaixa 3 cm face às versões convencionais do SUV. O fabricante alemão diz que reprogramou a direção e a caixa de dupla embraiagem de oito velocidades tiptronic com vista a uma condução mais desportiva. Incluído de fábrica está também o sistema Audi drive select que permite escolher entre seis perfis de condução. Entre os opcionais, destaque para direção dinâmica, para o diferencial desportivo no eixo traseiro que possibilita controlar a distribuição de binário de forma ativa e para a suspensão pneumática adaptativa especifica para a versão S (que acrescenta o modo Allroad).

Por fora, o SQ5 Sportback TDI distingue-se pelos para-choques com entradas de ar maiores e apontamentos em alumínio mate, grelha prateada, faróis em LED Matrix com máximos automáticos, além das quatro ponteiras de escape cromadas de formato oval (munido de uma válvula ativa para proporcionar um som mais “rouco”). Em opção há farolins em OLED digital.

No interior, o ambiente pode ser em preto ou cinzento, com inserções em alumínio escovado e soleiras das portas iluminadas com o símbolo S. Existem três tipos de revestimentos para os bancos de ajuste elétrico, que incluem o logo S gravado. Tanto os assentos (que podem ser ventilados e com função de massagem, em opção) como o volante incorporam pespontos em tons contrastantes.

Deixe um comentário

*