Renovado Audi SQ5 TDI promete mais performance e eficiência

Audi SQ5 TDI View Gallery 15 photos

SUV desportivo vem equipado com um sistema híbrido Diesel de 341 cv.

Após a renovação do Q5 em junho, a Audi apresentou o facelift do SQ5 TDI. Esta versão desportiva do SUV de Ingolstadt produzido em San José Chiapa (no México) estará disponível para encomenda em dezembro e as primeiras unidades serão entregues no primeiro trimestre de 2021.

O sistema híbrido Diesel debita um total de 341 cv (menos 6 cv do que antes) e 700 Nm (com uma faixa de utilização agora mais ampla, entre as 1750 e as 3250 rpm). A potência é distribuída pelas quatro rodas através de uma caixa automática de oito velocidades S tronic. Até 85% do binário pode ser enviado para o eixo traseiro. O SUV anuncia 0-100 km/h em 5,1 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. O sistema “mild hybrid” de 48V foi alvo de modificações com vista a torna-lo mais eficiente e a proporcionar uma resposta a regimes mais baixos. Os pistões do motor são agora em aço forjado em vez de alumínio de modo a reduzir perdas de calor, além de contribuírem para uma combustão mais rápida e eficiente. Existem ainda novos sensores piezo para os injetores de solenoide (que permitem uma pressão máxima de injeção a 2500 bar), um circuito de arrefecimento a água/ar montado dentro do V do motor, um turbo com uma roda do compressor mais pequena e mais leve, além de um coletor de escape melhor isolado. O sistema híbrido permite recuperar até 8 kW/11 cv de energia e permite viajar à bolina até 40 segundos com o motor desligado. A marca alemã diz que o novo sistema, que agora cumpre a norma Euro 6d, permitiu reduzir até 0,7 l/100 km na média dos consumos. Segundo o fabricante anuncia uma média de consumos de 7 l/100 km e de 216 g/km de emissões de CO2 (WLTP). Além disso, promete uma redução significativas das emissões de NOx.

Uma das caraterísticas deste SQ5 TDI é o recurso a um compressor elétrico, de modo a eliminar o atraso na resposta do turbo. Este compressor elétrico recebeu uma nova afinação, de modo a ser utilizado com mais frequência e de modo a permitir uma faixa de utilização de regimes mais elevada – o que, em última análise, pretende aumentar a capacidade de resposta do motor.

Graças à suspensão S Sport, com amortecimento ativo, o SQ5 TDI tem uma altura ao solo 30 mm mais baixa. Em opção, a Audi oferece um diferencial desportivo, assim como uma suspensão adaptativa com afinação S. As jantes de 20 polegadas com pneus de medida 255/45 são de fábrica, havendo à disposição uma alternativa de 21 polegadas. Tal como sucede com o Q5 convencional, o SQ5 surge com farolins OLED em opção. O mais desportivo dos Q5 dispõe de origem de faróis em LED, com opção LED Matrix. Visualmente, destaque para as novas entradas de ar verticais na dianteira, grelha co um novo formato e traseiro reformulada.

No interior, o SQ5 surge de série com revestimentos em couro/couro sintético, bancos desportivos S com ajuste elétrico, soleiras das portas iluminadas, pespontos contrastantes no volante e nos bancos e aplicações em alumínio. Entre a lista dos opcionais, realce para os detalhes em fibra de carbono e couro Nappa, assim como os bancos com função de massagem. O SQ5 TDI vem equipado com o sistema de infotainment MIB 3 projetado num ecrã de 10,1 polegadas e com capacidade para reconhecer comandos por voz. A acompanhá-lo está um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas com três opções de grafismo (Dynamic, Sport e Classic) e um head-up display. Destaque ainda para o volante ajustável eletricamente, teto panorâmico em vidro e sistema de som Bang & Olufsen.

Deixe um comentário

*