Franceses anunciam modelo elétrico e a hidrogénio para o Dakar

GCK e-Blast 1 View Gallery 6 photos

GCK Motorsport diz que o elétrico participará na edição de 2021 e a versão de hidrogénio estreará em 2024.

O Rali Dakar é conhecido por ser a prova de todo o terreno mais exigente do mundo desde que foi inaugurado por Thierry Sabine em 1979. Desde então, a competição já foi disputada por uma variedade de veículos com motores térmicos a rugirem debaixo do capot. Porém, numa altura em que a indústria automóvel está a ser “eletrificada”, o Dakar pretende seguir as mesmas pisadas. Com isso em mente, a GCK Motorsport apresenta agora um projeto no qual será desenvolvido um modelo elétrico e outro a hidrogénio com base no chassis do Peugeot 3008 DKR.

Conhecido por e-Blast 1, será alimentado por uma bateria de 150 kW que permitirá atingir 340 cv de potência e 1000 Nm de binário. Ainda não se conhecem todas as especificações, mas a equipa francesa promete que será “revolucionário” no panorama do todo o terreno. Ao longo dos próximos quatro anos, os engenheiros da GCK Motorsport pretendem simultaneamente recolher alguns dados que permitirão concretizar o passo seguinte: um veículo a hidrogénio.

Está planeado que ambos os modelos sejam mais tarde disponibilizados a equipas privadas que tencionem partilhar a sua “visão sustentável da competição”. A estreia do e-Blast 1 está prevista para o Rali Dakar com a partida marcada para 2021, enquanto que a versão de hidrogénio deverá participar em meados de 2024.

Deixe um comentário

*