Hyundai prepara motor 2.3 turbo com “red line” às 7000 rpm

Motor do Hyundai i30 N

Novo bloco com caraterísticas herdadas dos modelos de competição poderá estrear no próximo i30 N.

A Hyundai está a desenvolver um novo motor 2.3 de quatro cilindros turbo para a próxima geração de modelos N. Segundo o jornal sul-coreano Kyunghyang Shinmun, o motor terá um “red line” às 7000 rpm e terá tecnologia herdada dos modelos de competição utilizados no mundial de ralis e no TCR. Este novo bloco, que está a ser preparado pela divisão desportiva N, poderá vir a estrear na próxima geração do i30 N, que tem lançamento previsto para 2025. Contudo, esperam-se informações mais concretas sobre este motor antes disso.

Este motor poderá já ter sido testado com algum secretismo em abril, quando foi “apanhado” um protótipo de motor central e tração traseira feito com base num Veloster, com uma inscrição lateral na carroçaria MR23T. Já na altura, se tinha especulado que o motor utilizado nesta unidade de testes eram um 2.3 turbo de injeção direta. Prevê-se que, dada a maior cilindrada, o novo motor consiga subir dos atuais 280 cv para 316 cv. Caso a unidade seja associada a um motor elétrico num sistema híbrido, o débito de potência ainda será superior. Informações não confirmadas referem que nesses casos o conjunto poderá chegar aos 408 cv.

Deixe um comentário

*