Recorde a surpreendente mala motorizada concebida pela Mazda

Mazda Suitcase Car View Gallery 5 photos

O projeto intitulado “Suitcase Car” é fruto de uma competição interna de inovação que se realizou em 1991.

Num momento em que está prestes a terminar o ano que marcou as celebrações do 100º aniversário da Mazda, os responsáveis pelo construtor japonês decidiram recordar um dos projetos mais inovadores oriundos de Hiroshima. Estamos a falar do “Suitcase Car”, uma mala motorizada de três rodas concebida em 1991, que resultou de uma competição interna de inovação chamada “Fantasyard”.

Reconhecida por ser uma marca em constante inovação, a Mazda vivia um período áureo da sua história após o sucesso comercial do MX-5, da vitória à geral nas 24 Horas de Le Mans e de um veículo conceptual equipado com um motor a hidrogénio, o HR-X. Foi neste clima de criatividade que surgiu a ideia de organizar um desafio interno entre diferentes departamentos tendo em vista o desenvolvimento de ideias inovadoras de mobilidade. O conceito vencedor seria uma engenhosa mala motorizada alimentada por um motor a 2 tempos de 34 cm3 embutido numa bagageira da Samsonite de 57 x 75 centímetros. Curiosamente, era extremamente fácil de montar, bastava girar o conjunto da roda dianteira com o guiador e travões para uma posição vertical, encaixar as rodas traseiras no exterior e colocar o banco.

Dada a sua inovação, seria responsável por projetar a identidade da Mazda nos diferentes mercados levando a marca japonesa a construir mais dois exemplares. Infelizmente, sobreviveu apenas o exemplar utilizado nas demonstrações dos Estados Unidos da América.

Deixe um comentário

*