Primeiro Pontiac Firebird vai a leilão

Pontiac Firebird View Gallery 10 photos

O modelo foi minuciosamente restaurado pela equipa da Gas Monkey Garage.

O primeiro exemplar produzido de qualquer automóvel é sempre um verdadeiro marco na sua história e, como tal, é habitual que essa unidade seja conservada e guardada pelo próprio construtor. Não é o caso do Pontiac Firebird, um desportivo lançado pela marca norte-americana em 1967, do qual foi agora colocado em leilão o primeiro modelo alguma vez fabricado.

Exibindo o número de série #001, este Pontiac Firebird descapotável pertence à coleção pessoal de Richard Rawlings e foi recentemente restaurado pela equipa da Gas Monkey Garage. Como seria de esperar, todo o trabalho foi realizado de forma minuciosa ao ponto de manter as marcações de fábrica no chassis e no motor V8 de seis cilindros em linha com 3,8 litros. Respeitando as especificações originais, foi também pintado na cor “Regimental Red” e recebeu uma capota em lona preta que envolve um novo interior “Deluxe” em tom vermelho. Curiosamente, o processo foi documentado nas gravações do conhecido programa televisivo “Fast N’ Loud”.

Apesar de ser o primeiro Pontiac Firebird, já percorreu cerca de 129 mil quilómetros desde que saiu da fábrica. Prepara-se agora para ser leiloado num evento organizado pela Mecum Auctions entre os dias 7 e 16 de janeiro que terá lugar em Kissimmee, nos Estados Unidos da América. Segundo as estimativas oficiais, deverá ser arrematado por um valor situado entre os 143 mil e os 183 mil euros.

Deixe um comentário

*