Motor V12 aspirado do Pagani Huayra R já se faz ouvir

Variante para pista do hipercarro poderá superar os 900 cv.

Foi em outubro passado que se levantou de forma mais séria a possibilidade de a Pagani apresentar uma variante para pista Huayra R. Na altura, até se chegou a avançar com uma data da apresentação: 12 de novembro – algo que não se veio a concretizar. Contudo, nada está perdido pois a marca italiana consegue manter vivo o interesse nesta derivação do hipercarro ao revelar um vídeo teaser na sua página do Instagram. Num breve clip é possível ouvir o som do motor deste Huayra R, ao mesmo tempo que surge a confirmação que se trata um motor V12 naturalmente aspirado. Segundo o The Supercar Blog, este motor atmosférico foi desenvolvido pela Mercedes-AMG em conjunto com a HWA (habitual parceiro dos alemães no mundo da competição) e debitará mais de 900 cv e será capaz de superar as 9500 rpm.

Recorde-se que todas as versões do Huayra lançadas até agora surgem munidas com um motor V12 6.0 biturbo (M158) de origem Mercedes-AMG. O expoente máximo destas variantes foi o Huayra Imola com 827 cv.

O Huayra R será concorrente de propostas como o Lamborghini Essenza SCV12, Aston Martin Valkyrie AMR Pro e Ferrari FXX-K Evo. O novo R será uma espécie de sucessor espiritual do Zonda R (de 2009, igualmente munido de um motor atmosférico, embora com 7,3 litros de capacidade) e deverá funcionar como uma espécie de “canto do cisne” do hipercarro originalmente lançado em 2011 – sendo que neste momento já está a ser desenvolvido um novo modelo.

Segunda CarBuzz, o Huayra R será apresentado no decurso deste mês.

Deixe um comentário

*