Versão definitiva do Nissan 400Z vai ser assim

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Agora que a estreia se aproxima, as imagens da patente mostram o aspeto final do coupé nipónico.

O próximo Nissan Z é um dos desportivos mais aguardados dos últimos tempos. E apesar de estar confirmado que não virá para a Europa, o certo é que o protótipo revelado no ano passado deixou muita gente de “água na boca”, sobretudo por causa das inspiradas linhas retro-modernas do novo coupé japonês. Agora, foram mostradas as imagens da patente registada na Austrália daquele que se supõe poderá vir a chamar-se 400Z. O aspeto mais importante é que o modelo de produção mantem grande parte dos elementos do Z Proto. O que difere o estudo do modelo definitivo no lábio dianteiro e na grelha – possuindo um sensor/radar de formato hexagonal (para ser utilizado em sistemas de condução autónoma, travagem de emergência, entre outros). Além disso, os faróis contam um formato ligeiramente diferente, há uma também de combustível do lado esquerdo, sensores de estacionamento e fechaduras tradicionais, etc. Um dos aspetos positivos, é que o 400Z manterá os farolins ao estilo do 300ZX e que terá um capot com uma protuberância ao estilo do 240Z. Espera-se ainda que perdurem os logótipos Fairlady e as luzes diurnas inspiradas no 240Z e no 280 Z.

Para já, ainda não são conhecidos os dados técnicos acerca deste modelo de dois lugares que sucederá ao 370Z e que virá concorrer, entre outros, com o Toyota GR Supra. Ainda assim, especula-se que adote um motor V6 3.0 biturbo (VR30DDTT) – o mesmo utilizado no Infiniti Q50 e no Nissan Skyline japonês, com um débito de potência de 400 cv. Um dos motivos apontados para que o 400Z não venha para a Europa é precisamente devido ao facto de ter um motor feito fora da Europa, que dificilmente cumprirá com as cada vez mais restritas normas ambientais do “Velho Continente”. Outro “plus” é que o desportivo japonês contará com uma caixa manual de seis velocidades.

O Z Proto tem 4382 mm de comprimento (mais 142 mm do que o 370Z), 1850 mm de largura e 1310 mm de altura. Vem equipado com jantes de 255/40 R19 à frente e 185/35 R19 atrás. Estima-se que o coupé venha a ser produzido a partir de uma versão adaptada da plataforma antiga utilizada no 370Z. Contudo, a grande alteração virá sobretudo no interior, com a adoção de um painel de instrumentos digital e de um ecrã central tátil. Está previsto que o 400Z seja revelado no formato definitivo este ano e que seja lançado em 2022.

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