Alfa Romeo, DS e Lancia vão desenvolver modelos em conjunto

Alfa Romeo Tonale concept

Primeiros modelos desenvolvidos em articulação pelas marcas premium da Stellantis deverão ser lançados em 2024.

A Stellantis quer reforçar a presença no segmento premium através das marcas Alfa Romeo, DS e Lancia. E de acordo com a Automotive News Europe, os três emblemas vão começar a desenvolver em conjunto uma nova geração de modelos, cuja primeira aposta será lançada em 2024. Nesse sentido, a nova responsável executiva da DS, Marion David, assegurou que estão a “trabalhar em conjunto com os colegas italianos com vista ao desenvolvimento de módulos, motores e elementos específicos para os modelos premium”, de forma a que haja uma diferenciação comparativamente com as marcas generalistas como a Peugeot, por exemplo. Aliás, David reforça a ideia afirmando que as sinergias são uma das razões da fusão da PSA com a FCA. Apesar desta nova política, a DS manter-se-á fiel ao plano originalmente traçado em 2017, que prevê o lançamento de um novo modelo por ano até 2023 – sendo que o deste ano é o DS4 (apresentado esta semana), que se junta ao DS3 Crossback, DS7 Crossback e DS9.

Esta reformulação dos emblemas premium da Stellantis consistirá também num novo fôlego para a Alfa Romeo, cuja gama atual é apenas formada pelo Giulia e pelo Stelvio. A gama será reforçada pelo Tonale (na imagem o concept), um SUV mais pequeno do que o Stelvio, a lançar ainda este ano. O Tonale deverá partilhar a sua base e motores com o Jeep Renegade – um 1.3 a gasolina com 130 e 180 cv, além de um híbrido plug-in com opções de 190 e 240 cv com autonomia em modo elétrico até 42 km (WLTP). Depois do Tonale, em 2023, está previsto um crossover ainda mais pequeno que será feito na Polónia (na fábrica da FCA) a partir da plataforma CMP da PSA.

Já a Lancia é a principal surpresa neste novo lote de marcas premium da Stellantis, uma vez que a sua oferta se restringe ao “velhinho” Ypsilon apenas no mercado italiano. A aposta no citadino é para continuar, uma vez que acaba de ser apresentado mais um facelift.

Deixe um comentário

*