DS4 é nova aposta para o segmento dos compactos premium

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À escolha existe uma versão hatchback, uma variante Cross de inspiração SUV e o mais desportivo Performance Line.

Desde que se tornou um emblema independente, a DS Automobiles não tem sido muito prolifera em termos de lançamentos. Desde 2015, o emblema premium lançou apenas os DS7 Crossback e DS3 Crossback, e mais recentemente apresentou a berlina de referência DS9. Agora é a vez de apostar num modelo compacto, o DS4 – que tem chegada prevista ao mercado nacional no último trimestre deste ano. Mais do que substituir o antecessor DS4 Crossback, este novo DS4 hatchback pretende preencher o lugar deixado vago pelo antigo DS5 em 2018. Este DS4, concorrente de propostas como o Mercedes-Benz Classe A, é feito com base plataforma modular EMP2, a mesma utilizada no novo Citroën C4, entre outros modelos da Stellantis. Contudo, a marca francesa diz que a plataforma foi adaptada em 70% para este novo modelo. Um dos motivos para o sucedido foi para poder acomodar jantes até 20 polegadas (que podem ter inserções a imitar o DS Aero Sport Lounge concept). Houve ainda um cuidado especial na insonorização e no reforço da rigidez torsional, além de incluída uma nova direção elétrica. No DS4 destacam-se os faróis em LED matrix na dianteira, que surgem acompanhados de luzes diurnas imponentes formadas por 98 díodos. Além disso, o novo DS4 surge com puxadores normais nas portas traseiras, em vez de puxadores escondidos no pilar C. Na traseira, realce para as linhas de estilo coupé e para a barra luminosa a toda a largura. A pintura metalizada é de série. O modelo novo é mais comprido e mais largo do que antes, com 4,4 metros de comprimento e 1,83 m de largura. Além disso, é mais baixo, com apenas 1,47 m de altura. A DS desenvolveu três estilos diferenciados para o DS4: o DS4 normal, o DS4 Cross de estilo SUV (com barras no tejadilho e proteções adicionais em plástico na carroçaria) – um potencial concorrente do Mercedes-Benz GLA – e o DS4 Performance Life de visual mais desportivo (com jantes específicas, apontamentos em mate na carroçaria e revestimentos em Alcantara).

Os interiores também variam de acordo com a versão escolhida, incluindo revestimentos em couro Nappa. O DS4 vem munido de um sistema Digital Seamless Cockpit, que pretende reduzir as distrações. Para o efeito, existem dois ecrãs: o DS Smart Touch posicionado na zona inferior permite controlar o ecrã superior, que opera através de um sistema chamado DS Iris, que procura replicar o modo de funcionamento de um smartphone. Os comandos físicos restringem-se aos comandos da ventilação. Entre o equipamento, destaque para o sistema de som Focal com 690 W ou o ionizador embutido. Existe ainda um head-up display de realidade aumentada com 21 polegadas e um sistema de condução autónoma de nível 2. Realce ainda para o sistema Active Scan Suspension (herdado do DS7), que permite variar a rigidez do amortecimento de acordo com o piso, e para o sistema de visão noturna.

A lista de motores inclui as opções a gasolina Puretech com 130 e 180 cv além do Diesel BlueHDI com 130 cv, todos associados a uma caixa automática de oito velocidades EAT8. No topo está o híbrido plug-in E-Tense de 225 cv que combina um motor 1.6 Puretech a gasolina com 180 cv e um motor elétrico com 110 cv. Alimentada por uma bateria de 12,4 kWh de capacidade (posicionada no piso da mala), esta variante “eletrificada” anuncia autonomia em modo elétrico até 50 km (WLTP). Ainda assim, esta versão E-Tense tem uma bagageira com 390 litros em vez dos 430 litros das restantes.

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