Berlina premium DS 9 traz híbrido de 360 cv

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Três volumes feito com base na plataforma do Peugeot 508 estreará em Genebra com três versões plug-in no programa.

A DS revelou a sua primeira berlina, o DS 9. Trata-se de um potencial concorrente do Audi A4, entre outros, que será mostrado ao grande público na próxima semana no Salão de Genebra, na Suíça. Aquele que é terceiro modelo da nova era da DS (depois dos SUV DS 3 e DS 7 Crossback) deverá estar disponível para encomenda na segunda metade deste ano, sendo que as primeiras unidades têm chegada prevista para o início de 2021. Este modelo de três volumes com nome de código X83 é feito com base na plataforma EMP2, a mesma do Peugeot 508. Aliás, existem várias semelhanças estéticas entre o DS 9 e o 508L, a versão longa que está disponível na China. Apesar da mesma silhueta fastback, os designers do emblema premium da PSA esforçaram-se para que o DS 9 fosse o mais distinto possível recorrendo a uma linha de tejadilho específica, mas também a uma linha de cintura e, sobretudo, no capot que o tornam particularmente ousado. A juntar a isso, há vários detalhes cromados, incluindo no redor dos faróis e farolins com grafismo em forma de diamante. Os responsáveis da DS optaram também por manter as molduras nas janelas. O DS 9 tem 4933 mm de comprimento, 1855 mm de largura, 1468 mm de altura e 2895 mm de distância entre eixos, ou seja, é quase do tamanho de um BMW Série 5.

A berlina conta com uma suspensão dianteira de configuração MacPherson de série e de triângulos sobrepostos atrás nos modelos híbridos plug-in. A barra de torção fica reservada apenas para a versão a gasolina. Por dentro, o DS 9 surge com decorações e materiais ao estilo premium como já nos tem vindo a habituar, com destaque para o tablier com couro Nappa, bancos em couro com padrão estilo bracelete de relógio, puxadores das portas em couro e forro do tejadilho em alcantara. Acrescenta ainda um punho da caixa automática de formato ergonómico, dois ecrãs de grandes dimensões (um do painel de instrumentos e outro do sistema de infotainment) ao estilo do DS 7 Crossback e um volante semelhante do SUV de topo da marca francesa.

Quanto a motores, o DS 9 estará disponível no lançamento com uma versão híbrida plug-in E-Tense com 225 cv (que combina um motor a gasolina de quatro cilindros turbo 1.6 com um motor elétrico de 110 cv) e autonomia elétrica entre 40 e 50 km (WLTP), proveniente uma bateria de iões de lítio de 11,9 kWh de capacidade. Posteriormente, haverá uma versão híbrida plug-in com 250 cv, tração dianteira e mais autonomia EV e outra de 360 cv com tração integral inteligente, além de uma versão apenas com motor a gasolina Puretech com 225 cv. Todas as versões surgem com uma caixa automática de oito velocidades.

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