Na ausência de uma variante RS, o preparador ajudou a fazer uma versão mais apimentada do modelo compacto, o Edition S, limitado a 500 unidades.
Para colmatar a ausência de uma variante desportiva RS no Scala, a Skoda uniu esforços com o preparador alemão ABT Sportsline para desenvolver o Scala Edition S. Feito com base na versão de topo Monte Carlo, esta edição é limitada ao mercado alemão e limitada a 500 unidades. A principal diferença desta versão é a inclusão do motor 1.5 TSI de quatro cilindros turbo com 190 cv (mais 40 cv e 40 Nm do que o modelo disponível nalguns mercados – que não o português – e o valor de fábrica do motor 2.0) e 290 Nm de binário máximo. O novo motor permite uma relação peso/potência de 7,1 kg/cv. Esta versão do modelo de tração dianteira conta com uma caixa manual de seis velocidades e com uma suspensão com uma afinação desportiva rebaixada em 15 mm.
A componente estética deste Scala Edition S foi também tida em conta com a inclusão de jantes específicas de 18 polegadas, um lábio dianteiro, um difusor no para-choques traseiro e um spoiler traseiro. Inclui detalhes decorativos em preto brilhante na grelha, saias laterais, capas dos espelhos retrovisores e farolins traseiros escurecidos e com efeito de cristais. À disposição estão três cores da carroçaria: steel gray, black magic pearl e velvet red premium metallic.
Por dentro, o Edition S conta com bancos dianteiros desportivos revestidos em tecido preto, volante multifunções desportivo revestido em couro, pedais em aço inoxidável e elementos decorativos a imitar fibra de carbono. Entre o equipamento, esta edição vem enriquecida com faróis dianteiros e luzes traseiras em LED, “piscas” dinâmicos, pneus desportivos, sistema de infotainment Bolero com ecrã tátil, Bluetooth, conetividade Smartlink, acesso remoto Skoda Care Connect e seletor de perfis de condução.
Este Scala Edition S estará disponível para encomenda a partir de meados de fevereiro. Os preços começam nos 33.790 euros.