Morreu a piloto Sabine Schmitz

Sabine Schmitz View Gallery 2 photos

A alemã, conhecida por “Rainha do Nürburgring”, morreu aos 51 anos vítima de cancro.

A piloto Sabine Schmitz morreu esta terça-feira aos 51 anos vítima de cancro. A alemã notabilizou-se por ter sido a única mulher a vencer as 24 Horas de Nürburgring e por ter sido apresentadora do programa de televisão “Top Gear”.

Nascida em Adenau (na Alemanha), Schmitz começou a correr muito cedo no circuito de Nürburgring, uma vez que os seus pais tinham um restaurante e um hotel perto da pista. Assim que tirou a carta, a alemã começou a dar as primeiras voltas ao “Inferno Verde” com o carro da mãe. Em 1990 deu os seus primeiros passos como piloto e dois anos depois assinou um contrato com a BMW. Em 1996 tornou-se na primeira mulher a vencer a prova de resistência 24H de Nürburgring, repartindo o volante de um M3 com Johannes Scheid e Hans Widmann. Em 1998, novamente na companhia de Scheid, foi a primeira mulher piloto a vencer o campeonato VLN. No início deste século, Schmitz mudou-se para a Porsche, tendo partilhado muitas vezes o volante com o marido Klaus Abbelen. Aliás, juntos fundaram a Frikadelli Racing em 2005, uma equipa que teve bastante sucesso em Nürburgring. Juntamente com Abbelen, Edgar Althoff e Kenneth Heyer, Schmitz conseguiu um terceiro lugar nas 24H de Nürburgring em 2008. Sabine foi também desde 1997 e durante muitos anos a cara do Ring Taxi. Segundo estimativas da própria, deu cerca de 30 mil voltas à exigente pista germânica. Em 2015 e 2016, a piloto correu no Nordschleife para o WTCC.

Contudo, Sabine Schmitz tornou-se ainda mais conhecida do grande público devido às suas aparições no programa de televisão “Top Gear”, no qual foi convidada por diversas ocasiões desde 2004, tendo-se mesmo tornado co-apresentadora do programa em 2016.

Em 2018, Schmitz anunciou na sua página do Facebook que não iria participar na prova de abertura do campeonato VLN, esclarecendo mais tarde que o motivo era o facto de sofrer um tipo de cancro raro. Apesar de várias intervenções cirúrgicas e tratamentos, a piloto nunca ficou curada. A alemã ainda voltou a correr em 2019, tendo partilhado um Porsche 911 GT3 com o marido e corrido com o irmão uma prova do VLN com um BMW 325i. Schmitz retirou-se das corridas em definitivo em 2020.

Deixe um comentário

*