Este é o Toyota GR Yaris mais rápido do mundo

Toyota GR Yaris AP4 View Gallery 16 photos

Versão AP4 foi desenvolvida para disputar o Campeonato de Ralis da Austrália.  

Acabado de chegar ao mercado (e em Grande Plano no #39 da revista autoDRIVE, que se encontra nas bancas), o Toyota GR Yaris acaba de conhecer a sua variante mais extrema. Chama-se GR Yaris AP4 (acrónimo de Asia-Pacific AWD) e é uma adaptação feita em conjunto pela Toyota Austrália e a Neal Bates Motorsport (encabeçada pelo piloto tetracampeão de ralis daquele país e dos seus dois filhos, Harry e Lewis) feita para disputar no Campeonato de Ralis da Austrália (ARC).

Esta que é a variante mais rápida do mundo do GR Yaris está especificado para competir nas categorias Rally2 e R5. O AP4 mantem as portas em alumínio e o tejadilho em fibra de carbono do carro de fabrico, sendo que a restante carroçaria foi modificada. Apostou num capot e tampa da mala em fibra de vidro, em vidros em acrílico e capas dos espelhos impressas em 3D, uma vez que os carros têm de ter menos de 1230 kg. O motor 1.6 de três cilindros recebeu um restritor de ar e um turbo limitado a uma pressão máxima de 1,5 bar, a que se junta um coletor de escape feito à medido. O bloco, cabeça do motor e coletor de admissão são os mesmos do “hot hatch” de série, embora esteja definido que a potência máxima supere os 261 cv do GR Yaris de fábrica. A distribuir a potência pelas quatro rodas estará uma caixa sequencial de seis velocidades da Sadev programada pela Neal Bates Motorsport. Tal como os regulamentos da competição definem, o binário é distribuído uniformemente entre os eixos. Este GR Yaris de ralis encaixa molas com um curso maior (de 265 mm à frente e 280 mm atrás) ligados a amortecedores Murray Coote Australia.

Após realizar o “shakedown” em piso de terra, o O GR Yaris AP4, que é a primeira adaptação para ralis do novo GR Yaris, está pronto para sua estreia a 9 de abril no Netier National Capital Rally em Canberra.

Deixe um comentário

*