Renault une-se a tecnológicas para investir em mobilidade

Software Republique View Gallery 2 photos

Software Republique é um novo grupo que vai trabalhar em sistemas de carregamento, cibersegurança e outros aspetos relacionados com a mobilidade do futuro.

A Renault juntou-se às empresas de tecnologia Dassault Systèmes, STM Microeletronics, Atos e Thales para fundar a Software Republique, um grupo que vai trabalhar em sistemas de carregamento mais simples para carros elétricos, cibersegurança e outros aspetos relacionados com a mobilidade inteligente do futuro cuja inclusão em modelos novo será obrigatório a partir de julho de 2022.

Um dos projetos em cima da mesa deste grupo cuja sede será inaugurada em setembro é o Plug and Charge que visa desenvolver tecnologia que permita aos postos de carregamento ligar, reconhecer e começar a carregar os carros, com o condutor a ter apenas de ligar o cabo. Outras áreas de ação do grupo incluem a inteligência artificial, conectividade, eletrónica embutida e tecnologia “Virtual Twin”, através da qual o desempenho de um dispositivo físico ou produto é simulado por software. Haverá um fundo de investimento que apoiará start-up promissoras, que terão acesso a recursos variados fornecidos pelo novo grupo.

Segundo o Boston Consulting Group o mercado global da mobilidade crescerá na ordem dos 60% até 2035, num valor total de 11 mil milhões de euros.

Deixe uma resposta

*