Seat reforça argumentos do Ibiza e do Arona

Seat Ibiza e Arona facelift View Gallery 31 photos

Dupla destaca-se sobretudo pelo novo interior e aprimoramento tecnológico. SUV traz inédita variante Xperience.

O Ibiza e o Arona representam atualmente 40% das vendas da Seat. E, tratando-se de uma dupla do segmento B bastante importante na gama atual da marca de Martorell, houve um cuidado especial e reforçar as valências dos modelos quer em termos apelo visual quer de equipamento no interior. Ambos estão disponíveis para encomenda a partir do verão sendo que as primeiras unidades deverão começar a ser entregues mais perto do final do ano.

Assim, no facelift da quinta geração Ibiza (lançada em 2017) o destaque para a inclusão de faróis em LED de série (com opção full-LED), para um novo logótipo da Seat cromado e em dois tons e para as novas cores exteriores Asphalt Blue e Sapphire Blue. Além disso, dispõe de novas jantes de 17 e 18 polegadas e surge com o nome do modelo a imitar a escrita manual (ao estilo que já existe no Leon, Ateca e Tarraco). Por dentro as novidades são mais acentuadas, com destaque para um novo sistema de infotainment com ecrã tátial de 8,25 polegadas de série (com opção de 9,2” – 20% maior do que antes), acompanhado de um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas (de série nas versões de topo) e novas opções de decoração e revestimento. A funcionalidade que replica o conteúdo do smartphone é de série, há novos comandos por voz, duas tomadas USB e um cartão SIM embutido que permite aceder a serviços de emergência e funções baseadas na internet (como trânsito em tempo real ou preço dos combustíveis). O renovado Ibiza passa a incluir um tablier com material mais suave ao toque, um novo volante multifunções revestido em couro (de série nas versões de topo FR e Xcellence, nas imagens) e luz ambiente de várias cores visível nas saídas de ventilação. Entre os sistemas de assistência à condução destaque para o novo sistema de condução semiautónoma Travel Assist, assistente de permanência na faixa de rodagem, máximos automáticos, reconhecimento de sinais de trânsito e aviso de viatura em ângulo morto. A gama de motores é formada pelo 1.0 MPI de três cilindros atmosférico de 85 cv e 93 Nm, acompanhado pelo 1.0 TSI de três cilindros turbo a gasolina com opção de 95 cv e 175 Nm associado a uma caixa manual de cinco velocidades e de 100 cv e 200 Nm com caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete relações DSG. A versão de topo é o 1.5 TSI de quatro cilindros turbo com 150 cv e 250 Nm. Existe ainda uma opção bifuel gasolina/gás natural 1.0 TGI de três cilindros turbo de 90 cv e 160 Nm em associação com uma caixa manual de seis velocidades.

Por sua vez o SUV Arona, que desde que foi lançado (também em 2017) já representou mais de 350 mil unidades comercializadas, destaca-se em igual medida pela profunda mudança quer por dentro quer por fora. A principal novidade é, no entanto, a inclusão de uma versão de visual “off-road” Xperience (nas imagens), apenas disponível com tração dianteira. Esta versão de topo traz de fábrica faróis full-LED e um novo volante revestido em couro Nappa. O renovado Arona pode ser encomendado nas novas cores Sapphire Blue, Camouflage Green e Asphalt Blue. Em opção, é possível incluir um novo teto em Candy White. A partir deste facelift, cada nível de equipamento do SUV mais pequeno de Martorell inclui uma grelha com um desenho próprio. Os faróis em LED são de série. O Arona dispõe de faróis de nevoeiro numa posição mais elevada, um tejadilho redesenhado com um spoiler traseiro e um difusor traseiro. O interior e a gama de motores são replicados do Ibiza, excetuando o MPI que fica de fora no Arona.

Deixe um comentário

*