Audi A6 elétrico tem 700 km de alcance

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Protótipo de um “liftback” da família e-tron surge com 476 cv e tração integral quattro.

A Audi revelou o protótipo A6 e-tron que antecipa um novo modelo elétrico que evoluirá a partir da plataforma modular de piso plano PPE (feita em conjunto com a Porsche) – já utilizada no Q4 e-tron. O “liftback” de “zero emissões” será revelado no formato de produção na segunda metade do próximo ano e espera-se que chegue ao mercado em 2023 – sendo que manter-se-á durante algum tempo em produção juntamente com o A6 a combustão. A versão europeia será produzida em Ingolstadt (na Alemanha), mas haverá também uma versão a produzir na China, em Changchun, a partir de 2024.

O A6 e-tron concept surge com uma bateria de 100 kWh de capacidade (espalhado em várias zonas do chassis, de modo a interferir com a habitabilidade) que proporciona mais de 700 km de autonomia. O protótipo foi mostrado num formato com dois motores/tração integral quattro que combinam um total de 476 cv e 800 Nm – embora a marca de Ingostadt assegure que existirão versões de motor traseiro com mais de 330 cv. Este modelo elétrico vem equipado com um sistema elétrico de 800V e permite efetuar carregamentos até 270 kW. Segundo estimativas do fabricante, estas caraterísticas possibilitam obter o equivalente a 300 km de autonomia em apenas 10 minutos de carregamento ou obter de 5 a 80% em menos de 25 minutos.

Neste A6 e-tron existe um sistema de suspensão pneumática e uma configuração de cinco braços especialmente otimizado no eixo dianteiro e um eixo multibraços atrás. A variante mais potente RS deverá anunciar 0-100 km/h em menos de 4 segundos, enquanto as versões mais convencionais serão capazes de cumprir a mesma tarefa em menos de 7 segundos. O A6 e-tron tem 4961 mm de comprimento, 1960 mm de largura, 1440 mm de altura e 2,95 metros de distância entre eixos – um formato que o aproxima do A7 Sportback. Este novo coupé de quatro portas dotado de um coeficiente aerodinâmico de 0,22 poderá vir a ser acompanhado de uma variante carrinha. Esteticamente, destaque para a iluminação OLED, para a grelha Singleframe (apenas com função decorativa), para três projetores em LED de alta resolução de cada lado (que possibilitará projetar mensagens de aviso ou saudações no piso) e para as câmaras de vídeo em substituição dos tradicionais espelhos retrovisores. Destaque ainda para as jantes de 22 polegadas.

Para já, ainda não há imagens finais do interior, mas espera-se uma ausência do túnel central, num ambiente que deverá ser replicado do e-tron GT, com linhas angulares, materiais premium, um painel de instrumentos digital e um ecrã tátil central.

3 Comments

  1. Tem… Tem… o protótipo.
    É bonito e evolui a linguagem estética da Audi iniciada com o NSU RO80 mas como sempre e sendo grupo VAG… Não vai cumprir

  2. O artigo tem um erro técnico “…piso plano PPE (feita em conjunto com a Porsche) – já utilizada no Q4 e-tron”
    A plataforma do Q4 deriva da plataforma MEB desenvolvida pela VW, a PPE não é usada ainda mas será no novo Macan

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