Protótipo bZ4X antecipa primeiro elétrico da Toyota

Toyota bZ4X Concept View Gallery 14 photos

SUV do tamanho do RAV4 tem lançamento previsto para 2022.

A Toyota apresentou o bZ4X concept no Salão de Xangai, na China, que abre caminho para o seu primeiro modelo elétrico feito de raiz. Este SUV do tamanho do RAV4, que será produzido no Japão e na China, será lançado em meados do próximo ano. O nome bZ remete para a nova estratégia de eletrificação “Beyond Zero” da marca japonesa, cujo plano prevê a aposta em pelo menos 15 modelos totalmente elétricos até 2025, sete deles com a nova sigla – incluindo uma pick-up.

O bZ4X é efetivamente o primeiro modelo desta ofensiva. Recorre à plataforma e-TNGA desenvolvida em colaboração com a Subaru – que utilizará esta base num SUV “zero emissões” do tamanho do Forester. A plataforma em questão carateriza-se pelos vãos curtos e pela generosa distância entre eixos, combinação que possibilita ter um habitáculo espaçoso e “aberto”. Segundo a marca, o espaço para pernas disponível para os ocupantes dos lugares posteriores deste SUV aproxima-se dos 900 mm – valor próximo da berlina de topo Lexus LS. Apesar das semelhanças estéticas com o RAV4, o bZ4X surge com uma frente totalmente nova, que abre caminho para a nova família de elétricos. Em vez da grelha tradicional, há uma grelha hexagonal fechada acompanhada por uma tira preta onde esconde os sensores para a condução autónoma, além de faróis de aspeto afilado em LED, superfícies esculpidas e farolins futuristas unidos por uma tira em LED. Por dentro, o protótipo aparenta estar próximo do modelo final, com uma consola central ampla, um ecrã central tátil de grandes dimensões (com botões físicos para a climatização logo abaixo) e um painel de instrumentos alinhado com o campo visual do condutor.

As caraterísticas técnicas do SUV ainda não foram reveladas, mas sabe-se que contará com um par de motores (um por eixo), o que permitirá ter tração integral. O bZ4X inclui um sistema de carregamento solar a bordo e, tal como o Lexus LF-Z concept, o novo protótipo utiliza um sistema “steer-by-wire” (sem ligação mecânica entre a coluna de direção e o eixo dianteiro – o que permite melhorar a resposta da direção em terrenos mais complicados e em travagem). A Toyota prevê levar à produção nalguns mercados um volante semelhante ao que é utilizado na competição.

Deixe uma resposta

*