Audi RS3 recebe modo “drift” e chega aos 290 km/h

Audi RS3

Nova geração contará com um motor 2.5 de cinco cilindros turbo com 400 cv.

O novo Audi RS3, que estará disponível no formato Sportback e Sedan, fará a sua estreia ainda este verão. Mas enquanto isso não acontece a marca alemã publicou um conjunto de imagens do novo modelo em testes e revelou alguns detalhes que prometem potenciar as caraterísticas desportivas do compacto. Os modelos ainda camuflados mostram na porta sequência de números “1-2-4-5-3”, referente à sequência de funcionamento do motor.

Para já, o motor manter-se-á o 2.5 de cinco cilindros em linha turbo que passa a chegar aos 400 cv entre as 5600 e as 7000 rpm e 500 Nm entre 2250 e 5600 rpm, mais 20 cv e 20 Nm do que o antecessor, funcionando em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem S-Tronic de sete velocidades, que recebeu uma calibração específica. Isto reflete-se numa capacidade de aceleração superior, com o novo RS3 a ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (0,3 seg. mais rápido do que antes). A velocidade máxima é de 250 km/h, embora possa ser alargada para 280 km/h, em opção, ou até aos 290 km/h, com o pacote RS Dynamic.

A principal novidade, por ventura, é a introdução de um novo diferencial traseiro chamado RS Torque Splitter que promete incrementar a agilidade e o equilíbrio do RS3. Este sistema, similar ao que é utilizado no VW Golf R, embora com uma afinação específica, recorre a uma embraiagem multidiscos colocada em cada semieixo traseiro. Isso permite enviar potência para a esquerda ou para a direita, o que possibilita reduzir o efeito da subviragem e melhorar o controlo do carro em curvas rápidas. Este sistema possibilita que seja enviado até 100% do binário do motor para uma das rodas, em determinadas circunstâncias. O Audi Drive Select recebe dois novos modos de condução. Ao Comfort, Auto, Dynamic e Efficiency juntam-se o RS Performance (que entrega o máximo de potência no eixo posterior, reduz a subviragem e equilibra o comportamento) e o RS Rear (que possibilita efetuar “drifts” de forma controlada ao potenciar o efeito de vectorização de binário no eixo traseiro). O novo RS3 tem uma suspensão 25 mm mais baixa face ao A3, podendo receber em alternativa à suspensão de fábrica uma com amortecimento adaptativo. Este novo RS3 dispõe ainda de série de barras antiaproximação, mais um grau de camber negativo e uma direção progressiva RS. Entre os opcionais estão os pneus Pirelli P Zero Trofeo R.

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