Vem aí o novo Lancia Delta

Lancia Delta render

Compacto elétrico premium poderá chegar aos 245 cv e oferecer 700 km de autonomia.

No plano da Stellantis está previsto que a nova Lancia lance três modelos elétricos entre 2024 e 2027. O primeiro deverá ser o substituto do Ypsilon e o segundo o novo Musa, um crossover a lançar em 2026. O último deles, previsto para 2027, será o novo Delta. O compacto premium (na imagem uma ilustração de Jean-François Hubert) poderá ou não manter a configuração hatchback do histórico modelo, mas uma coisa é certa: será, tal como todos os novos Lancia, 100% elétrico. A marca italiana quer enveredar por uma linha mais premium, razão pela qual o novo Delta não foi já lançado com base EMP2, a mesma do Peugeot 308, Opel Astra e DS 4. A quarta geração do Delta será desenvolvida a partir da nova plataforma STLA Medium (para modelos dos segmentos C e D), específica para modelos “zero emissões”, que possibilitará autonomia até 700 km graças a uma bateria de 87 kWh de capacidade. De acordo com a Stellantis, esta base permitirá ter modelos de tração dianteira, traseira e integral com potências a variarem entre 170 e 245 cv.

Acerca do visual do novo Delta, que sairá da criatividade do recém-contratado Jean-Pierre Ploué, sabe-se que terá inspiração retro, apesar de um toque futurista. É provável que o designer tenha como ponto de partida o primeiro Delta, feito pela Giugiaro (de 1979), com uma silhueta angular, faróis integrados na grelha e entradas de ar na zona inferior dos para-choques. Apesar de ainda não ser oficial, é quase certo que seja aposta uma versão HF Integrale de inspiração desportiva.

Entre 1987 e 1992, o Delta venceu sucessivamente seis títulos do mundial de ralis do Grupo A, o que faz dele um dos mais-sucedidos modelos de sempre no mundo dos ralis. A última geração do Delta, lançada em 2008, partilhou a sua plataforma com o Alfa Romeo Giuletta e com o Fiat Bravo. Este modelo foi descontinuado em 2014.

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