UrbanRebel abre caminho novo utilitário elétrico da Cupra

Cupra UrbanRebel Concept

Crossover de 435 cv inspirado na competição dará origem a um modelo de produção em 2025.

A Cupra revelou o UrbanRebel Concept, a poucos dias da sua apresentação ao grande público no Salão de Munique, na Alemanha. Trata-se de uma interpretação “radical” de um modelo elétrico de caráter urbano que tem chegada prevista ao mercado para 2025, certamente com um formato mais comedido. Neste “mini” Cupra sobressai o enorme spoiler traseiro. Destaque ainda para as duas longas listas em LED que acompanham parcialmente a forma da asa e que rodeiam o logótipo iluminado da marca catalã. Por baixo surge um difusor sobredimensionado. O pequeno crossover vem também munido de arcos das rodas gigantes, de um capot abaulado e faróis de formato afilado. A grelha dianteira parece estar fechada. O modelo de três portas conta com os puxadores das portas escamoteáveis e grandes entradas de ar. A pintura é iridescente. Tal como no Tavascan Concept, este Urbanrebel possui um vidro panorâmico que permite ao tejadilho para flutuante. Além disso, o para-brisas alongado remete para o capacete de uma moto, saias laterais salientes e novas óticas com assinatura triangular.

A Cupra vai dizendo que apesar de não estar previsto um modelo igual a este passar à produção, este protótipo de inspiração no mundo da competição tem elementos que serão incorporados numa versão de estrada. O Urbanrebel tem dimensões aproximadas de um Seat Arona, com 4080 mm de comprimento (mais 3 cm que um Ibiza e menos 24 cm que o VW ID.3), 1795 mm de largura e 1444 mm de altura. O interior ainda não foi mostrado. O estudo elétrico possui um sistema 100% elétrico com 340 cv de potência contínua com um pico máximo de 435 cv. Anuncia 0-100 km/h em 3,2 segundos. Quando chegar à produção é possível que utilize apenas um motor traseiro.

O Urbanrebel é a matriz da futura família de modelos elétricos de acesso do grupo Volkswagen que contará com uma versão encurtada da plataforma modular MEB, que não só dará origem aos VW ID.1/ID.2 como aos equivalentes da Skoda (Elroq), da Seat (Acandra), da Cupra e possivelmente da Audi. Está previsto que estes elétricos contem com baterias de iões de lítio e fosfato de ferro – que custam metade do preço a produzir, mas que têm maiores limitações em termos de autonomia (a oscilar entre os 193 e os 290 km). Todos estes modelos serão construídos em Martorell, nos arredores de Barcelona (Espanha) – que terá a capacidade para produzir mais de 500 mil carros/ano desta nova vaga de elétricos. O objetivo é que estes carros tenham um preço base a partir dos 20 mil euros nos principais mercados europeus.

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