ID. Life antecipa próximo citadino elétrico da VW

VW ID. Life Concept

Modelo de tração dianteira promete até 400 km de autonomia.

A Volkswagen apresentou o protótipo ID. Life, que antecipa um elétrico de acesso à gama para posicionar abaixo do ID.3. O concept apresentado no Salão de Munique, na Alemanha, só dará origem a um modelo de produção em 2025. O objetivo é fixar o preço final abaixo dos 20 mil euros nos principais mercados. Este modelo para “a cidade com caráter de crossover”, que se poderá vir a chamada ID.2, tem 4091 mm de altura, 1845 mm de largura, 1599 mm de altura e 2650 mm de distância entre eixos (um valor superior ao do Golf 8). A bagageira tem 225 litros, mas pode chegar aos 1285 litros de capacidade com o rebatimento da segunda fila de bancos. Na dianteira há um compartimento de arrumação com 68 litros e atrás outro com 8 litros para os cabos. A juntar a isso, o banco do passageiro da frente rebate na totalidade. Nas bolsas das portas há uma espécie de doca para carregamento do smartphone por indução. A altura ao solo é de 190 mm, o ângulo de entrada é de 26 graus e o de saída de 37 graus.

Visualmente, o Life apresenta o tejadilho destacável e possui câmaras em vez de espelhos retrovisores, além de um espelho central substituído por um ecrã de 9 polegadas que projeta a imagem da câmara traseira. Em complemento ao head-up display, é possível projetar a imagem no para-brisas de uma consola de jogos. O sistema de infotainment é operado em exclusivo através do smartphone, sendo possível acoplar de forma magnética os headphones ao tablier. O interior é feito a partir de garrafas de águas PET recicladas e os pneus são feitos parcialmente a partir de óleo e cascas dos bagos de arroz.

Este modelo de tração dianteira é feito com base numa versão curta da plataforma MEB, contando com um motor de 234 cv e 290 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h. A bateria de 62 kWh de capacidade permite-lhe anunciar uma autonomia máxima até 400 km (WLTP). Possibilita ainda carregamentos rápidos DC, o que se traduz a um equivalente a 163 km de autonomia em 10 minutos de “encosto”.

Deixe um comentário

*