Primeiro Mercedes-AMG elétrico tem 761 cv

Mercedes-AMG EQS 53 4Matic+

Versão mais desportiva do EQS tem 2655 kg e anuncia 0-100 km/h em 3,4 segundos.

A Mercedes-AMG estreou o seu primeiro modelo 100% elétrico, o EQS 53 4Matic+. Esta versão mais desportiva da berlina de topo EQS foi apresentada no Salão de Munique, na Alemanha, e estará disponível a partir do final do ano. Em causa está um modelo equipado com dois motores elétricos (um por eixo, proporcionando tração integral totalmente variável) a debitar um máximo de 658 cv e 950 Nm – valor acima dos 524 cv do EQS 580. Anuncia 0-100 km/h em 3,8 segundos e tem uma velocidade máxima de 220 km/h. Com o AMG Dynamic Plus, incluído de fábrica, a berlina elétrica sobe para os 761 cv e 1020 Nm, o que possibilita projetar o modelo de 2655 kg dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos a uma velocidade máxima de 250 km/h. Atingir esta potência só possível com a função Boost no modo Race Start. O 53 AMG vem equipado com uma bateria de 107,8 kWh – a mesma das restantes versões 450+ e 580 4Matic – além de possuir o mesmo sistema elétrico de 400V. Estas baterias possuem um sistema de arrefecimento específico, sendo possível efetuar atualizações “over the air” para o sistema de gestão da bateria. Estas permitem carregamentos até 200 kW. E acordo com o fabricante é possível obter o equivalente a 300 km (WLTP) em 15 minutos. A juntar a isso, existem três níveis de regeneração da bateria.

Nos modos Sport e Sport+, o elétrico de Affalterbach envia potência apenas para as rodas traseiras. A nova versão de topo vem equipada com o sistema AMG Ride Control+, uma suspensão adaptativa especialmente calibrada. As quatro rodas direcionais de série possibilitam que até aos 60 km/h as rodas traseiras rodem na direção oposta em curvas mais rápidas. Já a velocidades mais elevadas o efeito é o contrário. O EQS 53 AMG dispõe dos modos Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual. No interior, existem dois tipos de som a sair das colunas: Authentic e Performance. Os travões são de discos de 17 polegadas na dianteira com pinças de seis pistões, mas podem ser carbocerâmicos. A nível do chassis há uma barra de torção reconfigurada, novos apoios do motor e um novo sub-chassis específico. A suspensão possui uma configuração multibraços à frente e atrás.

Visualmente, o AMG distingue-se pelas barras cromadas na grelha preta, para-choques na cor da carroçaria, novas jantes de 21 e 22 polegadas e pelo spoiler traseiro maior. Existe um AMG Night Package Dark Chrome que inclui pinças de travão em vermelho e elementos em fibra de carbono. Por dentro, existem elementos específicos, nomeadamente o volante de fundo plano, bancos que podem ter função de massagem, tapetes, pedais e decorações. O Hyperscreen e o sistema de som Burmester 3D são de série. Em opção existe um sistema de telemetria opcional AMG Track Pace.

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