Maybach comemora 100 anos do primeiro modelo de fábrica

Mercedes-Maybach Classe S Edition 100

Equipado com um motor V12, o Mercedes-Maybach Classe S Edition 100 traz pintura de dois tons e capa «personalizada.

A Daimler recuperou a Maybach em 2014 dando-lhe o estatuto de submarca. A agora rebatizada Mercedes-Maybach tem-se dedicado sobretudo a versões longas do Classe S, mas também embarcou em projetos ousados como o G650 Landaulet e o S650 Cabriolet. Mais recentemente juntou no catálogo o Maybach GLS e já tem confirmada uma versão do elétrico EQS. Agora, para comemorar os 100 anos do lançamento do seu primeiro modelo de produção, o Maybach 22/70 HP W3 de 1921, foi criada uma edição especial chamada Mercedes-Maybach Classe S Edition 100. Se excluirmos as versões Pullman, esta Edition 100 é o pináculo de sofisticação do Classe S. A base desta versão é o topo de gama S 680 4Matic equipado com um motor V12 6.0 turbo com 621 cv.

O visual exterior bicolor extravagante resulta de uma mistura entre os tons Cirrus Silver e Nautical Blue, aplicados através de um processo artesanal. De modo a diferenciar esta versão do Maybach Classe S convencional, surge com jantes cinzentas e a inscrição “Edition 100”. A juntar a isso, traz vários logótipos nos pilares C e conta com uma capa e uma mala em couro.  Por dentro, realce para os revestimentos exclusivos em Crystal White e Silver Gray Pearl. Os detalhes requintados incluem ainda um sistema de insonorização melhorado, sistema de som Burmester 4D surround, bancos aquecidos e com massagem e várias inscrições “Edition 100”. A produção desta edição será limitada a 100 unidades, que começarão a ser entregues em 2022.

A Maybach foi fundada em 1909 por Wilhelm Maybach e pelo seu filho Karl, que inicialmente se dedicaram a construir motores para os dirigíveis e mais tarde para comboios. Mas a entrada no mundo automóvel não demorou muito, com o primeiro protótipo, W1 Testwagen a datar de 1919. O modelo passou à produção com o nome 22/70HP W3 (ver última foto), tendo sido apresentado no Salão de Berlim em setembro de 1921. Este primeiro Maybach tinha um motor de seis cilindros em linha a debitar 70 cv e tinha travões nas quatro rodas, caixa de velocidades com engrenagens planetárias e um interior com apontamentos em couro e madeira. Foram produzidas mais de 300 unidades.

Deixe um comentário

*