Honda revela mão cheia de protótipos elétricos

Novos protótipos Honda e:N

Série e:N traz dois modelos de pré-produção e três mais futuristas.

A Honda quer vender apenas modelos eletrificados na Europa em 2022. Globalmente, o objetivo do construtor nipónico é ter uma gama 100% elétrica em 2040. O caminho ainda é longo, uma vez que no Velho Continente o construtor tem apenas em catálogo um modelo “zero emissões”, o Honda e. Mas, a nova vaga de modelos elétricos já tem nome: e:N Series. E esta onda de novas propostas totalmente eletrificadas é especialmente apontada à China – o principal consumidor de EV e território no qual a Honda espera vender apenas carros elétricos já a partir de 2030. Para dar conta da sua ambição, o fabricante estreou cinco protótipos.

Dois destes concept cars são já “production ready”: o e:NS1 e o e:NP1. O primeiro é uma versão elétrica do novo HR-V, produzido localmente pela joint-venture Dongfeng Honda. Por sua vez, o e:NP1 é exatamente o mesmo carro, embora com pequenas diferenças estéticas, mas feito pela outra parceria GAC Honda. Estão previstas versões de 204 e 182 cv, ambas com bateria de 68,8 kWh de capacidade. Ambos serão lançados na China na próxima primavera. A Honda prevê lançar ao todo 10 carros e:N na China. E para tal prevê inaugurar fábricas próprias com os dois parceiros mencionados para produzir apenas carros elétricos. A primeira começará a laborar em 2024.

A marca japonesa aproveitou ainda a ocasião para mostrar a imagem de três protótipos mais futuristas: o e:N SUV Concept, o e:N GT Concept e o e:N Coupé Concept – cujos nomes dizem já revelam o seu formato. Um fator em comum a todos eles são as linhas angulares da carroçaria e caraterísticas mais futuristas comparativamente com o mais retro Honda e. Aliás, para já, a Honda não mais nenhum modelo 100% elétrico na calha a breve prazo para o Velho Continente, embora mais cedo ou mais tarde cheguem novas propostas.

Deixe um comentário

*